Eólica no Brasil: uma boa notícia
No programa de Miriam Leitão desta segunda-feira, dia 29 de fevereiro, boas notícias na área de energia limpa no Brasil trazidas por Elbia Gannoun, atual Presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica)
Reproduzo aqui alguns pontos importantes:
1. A quantidade de Gigabits produzidos pelo campo das eólicas é igual a uma Belo Monte, tem termos de energia já instalada e produzida atualmente no Brasil.
2. A quantidade de energia eólica produzida no Brasil no ano passado correspondeu a 40% do consumo de energia do Nordeste, o que evitou um colapso de fornecimento naquela região e corresponde a 10% da energia produzida no país; o que não é nada pouco.
3. A energia eólica é a 2ª mais barata produzida no país, perdendo apenas para a produção de energia hídrica. Quanto mais se instala e se produz este tipo de energia, mais barata ela fica. Isso mostra também o bom nível de competitividade deste tipo de energia.
4. O parque da energia eólica é feito com 80% de maquinário nacional, e, portanto, fora do alcance das altas cambiais. Ou seja, além de ser energia limpa, sua produção estimula o emprego na produção de seus equipamentos.
Junto com a produção de energia solar, a produção da eólica vai bem. Brasileiros agradecem a esses investidores do futuro do Brasil.
Já é uma realidade . Quanto mais se instala, mais barato fica. E se 80% do material a ser instalado já é produzido no Brasil, a eólica __ e também a solar __ evidenciam-se como as energias a serem usadas no século 21. Não há mais razão para hidrelétricas, com os conhecidos problemas ecológicos e sociais que causam tamanho impacto na natureza e nas comunidades locais.Hidrelétricas foram soluções do século 20. Hoje,precisamos gerar energias limpas.