Informação x Corrupção
A vereadora Sonia Rabello participou nesta segunda-feira, dia 19 de dezembro, de um debate no programa Faixa Livre, apresentado pelo radialista Paulo Passarinho, da Rádio Bandeirantes AM (1360).
No debate, a vereadora salientou a importância do legislativo para a mudança da ética nos três poderes: “O legislativo é quem controla o trabalho do executivo. Se o controle não funciona, nada pode ocorrer direito”.
A parlamentar declarou também que acredita que há três maneiras de reduzir a corrupção entre os políticos: a profissionalização do serviço público, para que a máquina do estado não seja utilizada para fins de promoção pessoal; mais informação para a sociedade, tanto por parte da mídia, quanto dos governantes; e um maior controle sobre o financiamento das campanhas.
“As empresas não são cidadãs, não têm título de eleitor e, ainda assim, podem fazer doações. Isso deveria ser proibido para que possamos ter mais transparência”, afirmou a vereadora, que recebeu apoio do deputado estadual Paulo Ramos (PDT) e do deputado federal Chico Alencar (PSOL), que também participaram do debate.
Quanto ao tema compromissos políticos, Sonia Rabello reafirmou a importância da divulgação das informações para a sociedade. Para ela, a comunicação dos fatos é uma importante arma. “Vai chegar a um ponto onde os corruptos vão sentir vergonha de seus atos, pois serão vigiados pelos eleitores. E a vergonha é a maior arma contra a corrupção e a falta de ética”, finalizou.