SOS Autódromo do Rio

No fim da manhã desta sábado,participei da manifestação promovida por automobilistas contra a destruição do Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

A intenção da Prefeitura é transferir as atividades do Autódromo – que está pronto (!) – de Jacarepaguá para o bairro de Deodoro, em uma área de Mata Atlântica. (Leia mais).

A retirada do Autódromo do Rio da área pública original da Barra/Jacarepaguá foi uma decisão governamental para destiná-la ao chamado Parque Olímpico, que, ao fim e ao cabo, ocupará apenas 30% dela, sendo que os 70% restantes serão destinados ao mercado imobiliário.

Em Deodoro, a área destinada ao autódromo fica em um terreno utilizado no treinamento de selva dos militares, inclusive com a presença de minas terrestres que, recentemente, mataram um soldado.

Além disso, a terreno tem bioma de mata atlântica e toda a fauna e flora do local ficaria ameaçada com a com a mudança.

Construir ou reformar ? – Recentemente, o presidente da Associação de Pilotos e Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro, Anderson Mesquita, destacou os custos do novo projeto.

“A construção do autódromo em Deodoro custará cerca de R$ 400 milhões, enquanto na reforma do de Jacarepaguá a Prefeitura investiria R$ 50 milhões. Temos que apoiar o Ministério Público na sua ação contra essa demolição criminosa”,afirmou.

Danos ambientais – Mesmo sem nenhuma projeto para o pretendido Autódromo de Deodoro, já foi dado início ao corte de árvores em Jacarepaguá.

A vasta vegetação dentro em breve poderá ceder lugar à obra de construção do Parque Olímpico para os Jogos de 2016.

Ressalte-se que grande parte das construções terá pouco tempo de vida, pois as propostas pós-olímpicas mais prováveis incluem a ocupação do terreno por condomínios de luxo.

O bairro de Jacarepaguá há anos sofre com a a pressão do “boom” imobiliário e o caos no trânsito. Como ficará a área diante desse novo cenário?

A maior parte das construções terão caráter provisório. E o pior, dentre as propostas pós-Jogos Olímpicos para o local, a tida como mais provável é a construção de condomínios de luxo.

Presente à manifestação, André Buriti, um dos organizadores do movimento, destacou : “O que queremos é que o Ministério Público aceite nosso pedido de revisão da proposta de transferência do autódromo. Ainda dá tempo para reverter”, disse.

A vereadora Sonia Rabello ratificou o compromisso do seu mandato com a luta pelo Autódromo de Jacarepaguá, questão debatida em várias ocasiões pelo nosso mandato.

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