Bondes de Santa Teresa
Discussão do Processo de Tombamento federal do sistema de Bondes
No dia 22 de maio, às 19h, a vereadora Sonia Rabello (PV) reuniu-se com os moradores de Santa Teresa, em plenária realizada na Igreja Anglicana de São Paulo Apóstolo, para discutir o Processo de Tombamento federal do sistema de Bondes do bairro.
Durante a assembleia, a vereadora fez uma apresentação sobre os conceitos, metodologias e estratégias relacionadas à preservação dos bondes.
Após a apresentação do caso e debate com a população, a plenária encaminhou a realização de um seminário específico visando à criação de uma Câmara Técnica de Proteção ao Patrimônio Cultural que subsidiará os pleitos da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast) no processo de tombamento do Iphan.
O encontro complementou a atuação do mandato, que havia participado, naquela tarde, de reunião com os representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan e da Amast. Na ocasião, a Chefe de Gabinete da Superintendência do Iphan-RJ, Letícia Pimentel, e a Parecerista do Processo de Tombamento, Joyce Kurrels Pena, explicaram o processo de tombamento provisório do sistema de Bondes, publicado em 02 de abril de 2012. Os representantes da Amast aproveitaram o encontro e apresentaram formalmente um pedido de habilitação no processo de tombamento, a fim de participar do processo administrativo realizado pelo Iphan, representando a sociedade civil.