Calçadas lisas para os pedestres
“Por que ainda não vi nenhum vereador e prefeito prometer ‘calçadas lisas’ para o Rio?” Esta é a pergunta do nosso leitor Antonio Carlos A. T. Silva. Confira o o seu desabafo:
“Em minha rua (Venceslau, no Méier) as calçadas estão esburacadas, perigosas, e um vereador promete nova iluminação, que não é um problema.
Por que os “pneus dos carros” seriam mais importantes do que os “pés das pessoas”? Os primeiros foram brindados com “ASFALTO LISO”. Os “pés humanos”, esquecidos nas políticas públicas.
Minha mãe, que faleceu em dezembro, teve tratamento fisioterápico numa academia que ficava apenas três minutos distante de casa. Eu tinha de levá-la numa cadeira de rodas. Mas nunca pude fazê-lo usando o espaço apropriado: a calçada. Arriscava-me no “asfalto liso”, paradoxalmente, muito mais seguro.
Até quando? A CALÇADA LISA é espaço (público, não privado) onde caminham milhares de pessoas diariamente. Precisam caminhar com segurança e de forma saudável apoiando seu corpo e objetos transportados com equilíbrio: idosos, deficientes visuais, crianças, pessoas com carrinhos com compras, malas (ninguém é obrigado a pagar táxi para fazer viagem), cadeiras de roda, etc.
Na Zona Sul do Rio há mais cuidado por vários motivos óbvios, sendo o turismo um deles. Porém, como diz certa campanha, o Rio é UM só. Os pés e corpos de todos devem merecer o mesmo carinho e atenção.
Por favor, a quem interessar possa: CALÇADA LISA URGENTE !!!!!”