Corredor cultural do Centro ameaçado?

Fato noticiado no jornal “Extra”, no dia 8 de julho, na Coluna de Berenice Seara, se consumado, poderá colocar em descrédito a palavra e o decreto do Prefeito do Rio.

É que ali foi anunciada a construção de mais três hospitais no Rio, dois deles no Centro – na área do Corredor Cultural, área de proteção mais antiga do Rio, e que desrespeitariam a norma em vigor: o Hospital do Cérebro e o novo Instituto Nacional do Câncer (ampliação).

O pior é  que, este último, além de estar pretendendo sua exceção urbanística, quer também o despejo e destruição do hospital geral do Iaserj (dos funcionários do Estado), já que será ampliado no terreno do hospital público vizinho…

A notícia pode significar mais uma ameaça à legislação urbanística, e que protege também o patrimônio cultural da Cidade. 

Como o Prefeito acaba de publicar um decreto, no dia 6 de julho, dizendo que iria prestigiar as antigas APACs (Áreas de Proteção do Ambiente Cultural), e até fazer novas !?

Como, se as já conquistadas estão sendo ameaçadas? Falácias, para “inglês ver”?

Esperamos que não se realizem estas projeções, pois seriam mais três exceções na conta da Cidade do Rio, que se comprometeu junto à UNESCO de manter e aperfeiçoar sua legislação de preservação.

1 Resultado

  1. Marcos Vera disse:

    Prezada Sônia,

    geralmente gosto muito de suas publicações no blog, contudo, nesse caso discordo.
    A ampliação do INCA é muito importante para cidade e para o Brasil, que etrá um centro de excelência em tratamento de Câncer. Ademais, a vida humana é mais importante que QUALQUER bem material, seja ele cultural ou não, e na minha opinião, num choque entre o direito à saúde e à vida e o direito à cultura, os primeiros SEMPRE devem prevalecer.

    Que seja bem vinda a nova sede do INCA, e dou adeus de bom grado ao IASERJ, hospital enorme, com gastos titânicos e que atendia muito pouco ou nada à população em geral.

    Eis apenas minha opinião.
    Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese