O tal “Autódromo” de Deodoro terá sim dinheiro público !
Sim, haverá dinheiro público na construção do pretenso Autódromo de Deodoro; sob a forma de doação imobiliária de até 41% da área total do terreno que foi cedido pela União ao Município para este “negócio”. Ou terra pública, com índices construtivos, não é dinheiro ???
Mais uma vez, um possível “negócio esportivo” esconde uma transação imobiliária com terras públicas (o maior deles, na gestão Paes, foi no Parque Olímpico da Barra).
Agora é em área da União cedida ao Município, na última reserva de Mata Atlântica de baixada do Estado do Rio de Janeiro, em processo avançado de regeneração, em Deodoro, na Zona Norte do Rio.
Contraprestação imobiliária – Para ir direto ao assunto; a mídia noticia que o pretenso Autódromo de Deodoro, a ser edificado através de Parceria público-privada (PPP), custará cerca de R$ 700 milhões que viriam exclusivamente da iniciativa privada. FALSO!
No edital publicado e aprovado pelo TCM-Rio, está previsto a chamada “contraprestação imobiliária”.
Esta “contraprestação imobiliária” seria de até 41% da área total do terreno, que é de 1.927.211 m2 (hum milhão, novecentos e vinte e sete mil, duzentos e onze metros quadrados). Ou seja, 59% seria a área do pretenso autódromo, cedido por 35 anos à iniciativa privada, e reversível, depois deste prazo, ao patrimônio do Município.
Operação privada – E até 41% da área seria a contraprestação dada ao concessionário para que este fizesse sua operação imobiliária privada, e, com este dinheiro, em tese, financiasse a construção do autódromo. Então, 40% do patrimônio público será privatizado para construção imobiliária privada.
Veja abaixo o quadro que especifica a área total e, dentro dela, as partes e seus percentuais de privatização, com os respectivos Índices de Aproveitamento de cada uma.
“IMÓVEL: ÁREA 3 – ANTIGO CENTRO DE INSTRUÇÕES DE OPERAÇÕES ESPECIAIS E ÁREA 4 – ESTAÇÃO TRANSMISSORA (FAZENDA SAPOPEMBA) – DEODORO.
Leia ainda:
Brumadinho e a proposta de construção de um novo Autódromo do Rio na Floresta de Camboatá
Inauguração de autódromo em Deodoro?
Ignorância Estadual em Deodoro? Impossível
O Autódromo de Deodoro e a destruição da Mata Atlântica
Autódromo na Mata Atlântica em Deodoro?
Pela preservação do Morro da Estação, em Deodoro
Projeto de construção do Autódromo de Deodoro
Meio ambiente ameaçado em Jacarepaguá
Pela manutenção do Autódromo de Jacarepaguá
Como assim não sabiam? Autódromo “rides again”
Autódromo na Mata Atlântica de Deodoro ?
Autódromo de Deodoro: uma escolha de Sofia ?
Parque Olímpico ou um contra-legado ambiental ?
“Parque Olímpico” e os edifícios na beira da Lagoa de Jacarepaguá