FIFA e COI e seus mega negócios empresariais
No final de 2012, a professora Nelma Gusmão de Oliveira apresentou, no IPPUR – UFRJ, a sua festejada tese de doutoramento que descortina o enorme jogo de interesses privados que movem a realização dos jogos da Copa e das Olimpíadas. Tudo pesquisado e documentado.
A tese “O Poder dos Jogos e os Jogos de Poder. Os interesses em campo na produção de uma cidade para o espetáculo esportivo”nos revela o que todos intuímos mas não tínhamos como demonstrar: que a realização dos jogos por essas entidades empresariais privadas, a FIFA e o COI, são máquinas de ganhar dinheiro e justificam, em nome do entusiasmo quase religioso das competições esportivas, um legado de obras e dívidas imensas e desnecessárias com recursos públicos e com as privatizações de serviços e bens públicos.
O primeiro capítulo, muito interessante, relata como as referidas entidades empresariais – a FIFA e o COI – são profissionais. Nada é improvisado e tudo já está planejado há anos. Quem desconsiderar este ponto, será enganado.
Os capítulos 2, 3 e 4 são importantes para saber como se faz a operação dos jogos, inclusive com o compromisso de países (e de sua soberania) junto a estas entidades empresariais.
Finalmente, nos capítulos 5 e 6, a história dos jogos no Rio. Neste, muita coisa já está sendo concretizado. Mas, com certeza, a história ainda não chegou ao seu final. Infelizmente, para esta cidade que ainda pagará muito caro por esta enorme dívida.
Não deixem de ler esta trabalho, que com a generosa autorização da autora, colocamos à disposição neste e-book, para difundir o conhecimento.
Depois de lê-lo ninguém enxergará mais os jogos com inocência!