Homenagem à Professora Maria Yedda Linhares
Nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, a vereadora Sonia Rabello fez um discurso em homenagem à professora emérita da UFRJ, Maria Yedda Linhares, que faleceu ontem.
“Para lembrar e informar aos que não sabem, Maria Yedda Linhares, nascida da década de 20, em Fortaleza, veio para o Rio ainda criança. Estudou História nos Estados Unidos e, em 1957, tornou-se professora catedrática de História Moderna e Contemporânea.
Dirigente da Rádio MEC durante o golpe militar, foi perseguida pelo regime e exilada na Inglaterra e na França. Em 1968 foi presa várias vezes e obrigada a se aposentar na cadeia. Devido à pressão de historiadores franceses, acabou libertada e mais uma vez exilada na França.
Na política, ocupou cargos importantes na área da Educação: foi Secretária Municipal do Rio durante a gestão do prefeito Marcello Alencar e Secretária do Estado durante as duas gestões de Leonel Brizola no Governo do Estado do Rio de Janeiro, quando conheceu o vice-governador Darcy Ribeiro com quem construiu mais de 760 escolas e CIEPs.”
Além do discurso em homenagem à grande intelectual, a vereadora Sonia Rabello fez também uma indicação legislativa à Prefeitura do Rio para que seja dado a uma de nossas escolas municipais o nome de Maria Yedda Linhares.