IAB e Operações Urbanas de Niterói: juntos, eles se fazem fortes
Eis aí um tema interessante. O Núcleo Leste Metropolitano (NLM) do Instituto dos Arquitetos do Brasil vem se posicionando fortemente contra a forma e o conteúdo da proposta legislativa da Operação Urbana no Centro de Niterói.
Ele é respaldado, amplamente, pela Universidade federal Fluminense e outras instituições.
Por isso, solicitou ao IAB-RJ que não legitimasse, pela participação, os concursos públicos dos projetos que respaldam aquela proposta legislativa da forma que está.
Confiram a Carta do NLM ao IAB-RJ que vem circulando pela internet. Nesta sexta-feira, dia 2, circulou email do vice-presidente do IAB-RJ, professor Pedro da Luz dizendo que “não irá contrariar qualquer decisão do IAB-RJ Núcleo Leste Metropolitano”.
Juntos, eles se fazem fortes!
Arquitetos e urbanistas de Niterói estão novamente mobilizados pela retirada de um projeto de lei que foi enviado em regime de urgência para a câmara municipal antes de que as propostas que visa viabilizar se tornassem públicas e tivessem seus impactos avaliados e discutidos. Como morador de Niterói agradeço o a contribuição da Sonia, que tem participado de debates, audiências e repercutido a discussão no blog. A realização de operações como a proposta precisa estar vinculada a um processo de planejamento mais amplo e precisa avaliar, com todo cuidado, quais as medidas necessárias para que impactos negativos, provenientes da valorização imobiliária, não acirrem a exclusão socioterritorial que a cidade já vive.