Infinita tristeza: nada deterá a destruição da minha Perimetral ?
Ledo engano. Ela nunca foi minha ! Talvez fosse de cada administrador que ocupava, transitoriamente, a cadeira do 13º andar do prédio da Prefeitura, popularmente conhecido como “Piranhão”.
Sorte que, até agora, nenhum inventou algo inusitado para ali fazer, deixando suas marcas pessoais, a ferro e fogo, na Cidade que pensam ser deles.
Marreta, entulho e demolição. Já sinto a dor no coração. É verdade que, no momento, ando especialmente nostálgica, mas não me conformo como uma mudança tão importante e radical possa ser fruto de uma decisão tão sem responsabilidade pessoal.
Claro que o custo astronômico da demolição, além dos custos ambiental e cultural, com as escavações em áreas arqueológicas, são alguns importantes aspectos da questão. E, acrescente-se a isso, a anunciada falta de planejamento viário portuário denunciado em matéria veiculada na mídia recentemente!
Os relatórios de impactos ambientais dificilmente acolhem os impactos tecnológicos e os custos de manutenção dos 4,5 quilômetros de túnel submerso em área frágil de aterro à beira mar.
Mas nada disso comove a firme e inabalável determinação de um único homem disposto ao “bota abaixo”; o atual prefeito Paes, que já cultiva a “delícia” antecipada de uma relíquia em seus jardins – um pedaço na minha futura morta Perimetral!
Eu não mereço…
Prezada Sra. Sonia Rabelo…
O TEMPO DA…O TEMPO TIRA…
Sou morador da regiao portuaria da Cidade do Rio de Janeiro a 44 anos…
Aqui vim morar quando tinha, de dez para onze anos de idade, e morei nos bairros do Santo Cristo, Saude e Gamboa, onde vivenciei minha infancia, adolescencia e idade adulta, construindo minhas raizes familiares…
Certamente e senhora deve ser uma pessoa esclarecida, e com um profundo respeito aos valores sociais de uma socieade mais justa, assim como, mais coerente com as verdades e as muitas realidades de nosso tempo…Estou me referindo a verdade que faz com que o tempo possa realizar suas obras, e este mesmo tempo, possa redesenhar, reconstruir ou mesmo destruir para posteriormente mostrar-nos um novo caminho.
No caso da regiao portuaria, bairros da Saude, Gamboa e Santo Cristo, se faz necessario alguns esclarecimento, pois com 44 anos de convivencia dentro desta regiao, posso descrever certas caracteristicas sociais, economicas e culturais, que aprendi a entender, e que sao construtores dos moradores, comerciantes e amigos desta regiao portuaria…
A regiao era polo gerador das atividades portuarias, (Seculos: XVIII XVIII XIX e XX), e seus vetores comerciais, tais como armazenagem, logistica, transportes e comercios diversos, assim como sempre existiu desde o periodo do Brasil-Colonial-Escravocrata, uma profunda matriz socio-cultural e socio-economica, pois na verdade o Brasil nasce no porto, desenvolve-se no porto, e seus lucros, riquezas e expancoes comerciais sempre tiveram no porto sua grande forca motriz…
A regiao portaria ficou por mais de 50 anos sub-utilizada, degrada, estagnada, e esquecida por governos passados; com suas politicas erroneas, tanto de investimentos, como de obrigacoes legais como: ESCOLAS, CRECHES, HOSPITAIS, SEGURANCA, URBANISMO E RESGATES ARTISTICOS E CULTURAIS.
Hoje vislumbra-se um redesenhar, um reconstruir, um resgate socio-politico-economico e cultural, pois mesmo com alguns percalsos, ou erros pontuais, pois toda a grande obra, os possui como agregados de um mega projeto, estamos na verdade nos resconstruindo ao longo do PORTO MARAVILHA…
E obvio que a socieade civil, assim como as entidades legitimas da regiao dos bairros da Saude, Gamboa e Santo Cristo, devem estar presentes, ao ato, ao fato e as insercoes que deveram ter por principio as melhorias sociais…
Nem uma sociedade sea digna, se nao cuidar de seu povo e da sua cidadania…
A queda remocao da perimetral, e uma necessidade urbana, para viabilidade de novos mercados, sociais, economicos, culturais e para potencializar-se a captacao de novos investimentos socio-economicos…
A regiao portuaria precisa valorizar sua historia, descrever ao mundo seu valor economico, e adentrar ao processo de socializacao e potencializacao de expansao economica e cultural…
Na regiao portuaria temos mais de 40 acervos artisticos e culturais com mais de 350 anos de historia do Brasil.
Temos a localizacao estrategica de acesso ao Centro, Zona Sul e Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro.
Temos areas gigantescas do Governo Federal, que estao abandonadas a mais de 40 anos, e que podem ser usadas em escolas, hospitais, centros tecnicos, condominios comerciais e residenciais, novas pracas, etc…
E destacamos que estes investimentos, trazem a rebot os presetadores de servicos, os comerciantes, os investidores, os tecnicos, um universo gerador de renda, trabalho e empregos diversos…
Prezada Sra. Sonia Rabelo, sei de sua preocupacao com a questao social dos pobres, dos desvalidos e dos carentes, e sinceramente estamos buscando resgatar, integrar e trazer a dignidade social a todos da regiao.
Teremos tres grandes segmentos geradores de emprego: MERCADO IMOBILIARIO – TURISMO – COMERCIO.
Lamento discordar, mas o prefeito Paes não é o único homem disposto ao bota-abaixo da Perimetral, mesmo no universo dos que não o elegeram, como eu. Perguntem aos poucos que têm condições ou razões para morar, trabalhar ou andar no entorno desse elevado ou do elevado Paulo de Frontin o que essas obras representam em suas vidas. Arrisco dizer como um apaixonado pelo Rio que trabalha na zona portuária que a Perimetral representa a degradação urbana e social, o esquecimento do patrimônio histórico-cultural ao seu redor e sob ele, o medo de percorrer a cidade e a quimera de uma elite motorizada que teme não ter mais pistas para trafegar em seus carros particulares, pessoas resignadas com um caos no trânsito contra o qual não estão dispostas a lutar e que vêm no elevado ao menos um mirante que lhes permite visão panorâmica da Cidade Maravilhosa enquanto estão paradas no engarrafamento.
Acreditem: esse argumento de que a Perimetral ao menos serve de mirante nos engarrafamentos já foi levantado em diversos debates públicos sobre o tema! Acordemos! A Perimetral não é mirante nem os engarrafamentos problema com o qual devemos nos resignar. A cidade não existe pra ser bela paisagem e sim pra ser vivida, vivenciada, pisada, percorrida, conhecida! Reparem os que tiverem coragem e/ou os interessados em conhecer os inúmeros sítios históricos e culturais existentes de ponta a ponta do elevado que, por onde ele crava suas estacas, não há mais do que 1 metro de calçada e nada além do que pessoas obrigadas a por ali passar para se deslocar entre o serviço e sua casas.
Antes de confundirem a imagem tenebrosa dos nossos políticos com a imagem do Rio sem Perimetral, busquemos entender as consequências da demolição de maneira mais abrangente e aprofundada. Os que criticam o dinheiro a ser investido não se preocupam em entender de onde ele vem. Visitem o Cais da Imperatriz e seu centro cultural e entenderão! Leiam os periódicos, com detalhes do projeto, que vêm sendo distribuídos pela Cdurp. Leiam as propostas de destinação do material a ser derrubado. E depois não simplesmente acreditemos em tudo que dizem, mas cobremos e fiscalizemos tudo o que é proposto!
Quem teme os desafios e custos de engenharia do projeto se esquece que as firmas de engenharia e empreiteiras brasileiras estão entre as mais atuantes em todo mundo, esquecem-se que o Brasil está a caminho de ser a 5a. economia do planeta, que as pessoas se deslocam entre França e Inglaterra sob o Canal da Mancha, que Seul, com o rio Cheonggyecheon, Bogotá, Cingapura, entre outras, substituem elevados por vias subterrâneas, bicicletas, trilhos, calçadas e parques, que em Madri os túneis subterrâneos já são realidade e entregam as cidades aos cidadãos, que o projeto do entorno do Rio Manzanares é ou pode ser análogo ao da Perimetral e já é muito bem sucedido, que o túnel Gotthard é uma realidade pro presente e pro futuro e deveria nos servir de exemplo!
Pesquisem a respeito e pensem além de si e dos políticos! O projeto da demolição da perimetral pode ser muito mais do que um projeto eleitoreiro ou um benefício a empreiteras e ao mercado imobiliário, mas pra isso devemos sair de dentro dos carros e de trás dos monitores e mais do que esbravejar a esmo, sem fundamento, lutar efetivamente por transparência, ética e por uma cidade para todos os cidadãos.
Os motoristas que tanto reclamam, mal sabem que após a demolição terão duas pistas a mais do que há atualmente. Feliz ou infelizmente…!
Infinita tristeza…independente de posição política partidária do prefeito, não consigo entender como em plena época de participação democrática de um povo que já aprendeu as delícias da democracia, impõe por pressão da especulação imobiliária das construtoras, que certamente participaram da campanha eleitoral, a destruição desse importante atrativo turístico que vislumbra a chegada ou a saída de quem visita o Rio de Janeiro. Apresentar o centro histórico e a Baia da Guanabara desse palco imenso – a Perimetral – Via Paisagística !!! É uma atitude inadmissível ! Deveríamos ocupá-la e fazer um dia de atividades lúdicas e de protesto em toda perimetral !!! Fica a dica !!!
Não deterá a destruição da minha Perimetral o Prefeito e sua equipe de lunáticos não querem saber eles só querem destruir o máximo possível que podem no Rio e a Perimetral vai render muito dinheiro para muita gente muita gente vai sair com dinheiro e é o que importa para eles roubar,desviar,destruir e atrapalhar a vida das pessoas é o que eles gostam de fazer é isso exemplo o Camboatá tudo errado que foi feito e por que não muda logo o local confirma logo que vai fazer autódromo em outro lugar e para de perturba o Camboatá e devolve para o exército faz essa roubalheira logo em outro lugar no Gericinó tira o IBEX no Camboatá e tudo pronto deixa todo mundo fez a CBA vai poder fazer seu autódromo e quem tiver envolvido no negócio vai poder roubar logo dinheiro das obras né e tudo bem,agora a Perimetral é difícil já começo a destruir só para deixar a ida para o Centro mais um inferno em Vez de fazer melhores caminhos mais um alternativa para o Centro e Zona Sul não eles vão tira um para depois colar de volta esse um que tirou vai ficar a mesma porcaria tem que multiplicar as alternativas não apenas mudar o caminho para ficar tudo na mesma tem que haver mais opções.
Um grande absurdo ! Também sou, veementemente, contra a demolição.
Companheiros
Além do Plano de Mitigação, já apresentado na nossa ultima reunião com o MP na sexta passada
https://docs.google.com/file/d/0BxSgcH3QIaqxcTc5X1lzcWZpNms/edit?usp=drive_web&pli=1
aqui vai o Parecer Técnico do GAEMA /GATE
https://docs.google.com/file/d/0BxSgcH3QIaqxUVE3aWNRUi1YYVU/edit?usp=drive_web&pli=1
Para quem não viu a entrevista do Secretario Carlos Osório,http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/transito/noticia/2013/10/avenida-presidente-vargas-tera-faixa-reversivel-partir-de-segunda-no-rio.html anunciando medidas do plano, que, segundo Acordo Judicial feito entre a Prefeitura, CDURB e o MP, que previa prazos para analise desse plano, o que foi anunciado atropela uma Sentença Judicial, que deveria obrigar as partes ( caso fossem sérias ) a respeitá-la.
Como conhecemos o desprezo constante do prefeito eduardo paes ( minusculo, enquanto governante ), nada surpreende.
Como conhecemos a seriedade do MP, certamente eles estão se movimentando para rechaçar esse acinte ( mais um ) governamental !
As principais medidas são:
12/10 (sábado) – Alteração no itinerário de ônibus municipais e intermunicipais
14/10 (segunda-feira) – Continuidade
– Implantação da faixa reversível na Presidente Vargas
– Restrição de carga e descarga no Centro ( das 6 às 21 h )
– Restrições a estacionamentos no Centro ( menos 1.440 vagas rotativas e nenhuma restrição às vagas para os carros oficiais )
– Integração Trens – Ônibus em São Cristóvão
19/10 (sábado)
– Integração trens e ônibus, com redução de intervalos de composições e ampliação de hora de pico
– Integração Metro – ônibus no Estácio
– Retorno de 18% dos ônibus paradores no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into)
– Implantação de faixa exclusiva de ônibus na Avenida Francisco Bicalho
– Alterações viárias na Francisco Bicalho
– Aumento de ofertas nas Barcas Rio-Niterói para 13.800 lugares/hora pico
– Inauguração da Via Binário do Porto
– Interdição do Elevado da Perimetral entre o Viaduto do Gasômetro e a Praça Mauá
Sugiro que esse seja o único ponto de pauta dessa sexta e todos os que puderem, façam uma analise do plano e do parecer, podendo comentá-lo no sitio do MP http://rap.gov.br/?p=2431.
Pelo que sei, pretendem IMPLODIR o trecho da Perimetral entre a Rodoviária e o Moinho Fluminense, inviabilizando assim o reaproveitamento das vigas ( eles cairão e certamente ficarão empenadas ) que ainda estão no 1° quinto de sua vida útil.
Vejam também essa matéria sobre a destinação duvidosa das vigas
http://brasileconomico.ig.com.br/noticias/destino-de-aco-usado-na-perimetral-vira-polemica_135756.html
As poucas vigas que já sairam de lá DESAPARECERAM como que por encanto, mas o desPrefeito vai tomar SÉRIAS providências ( deve ter prometido não rir da isprikassão )
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/10/porto-novo-admite-falta-de-seguranca-em-roubo-de-vigas-da-perimetral-rio.html
Pretendo fazer amanhã à tarde uma visita ao MP da Cidadania para conversar sobre esse absurdo financeiro,pois com o R$1,5 Bilhões que pretendem gastar com a demolição, poderíamos fazer o trecho final da Linha 2 do Estácio – Carioca – Praça XV e ainda sobraria um bom troco.
Para nós contribuintes, não faz diferença se a obra é Estadual ou Municipal porque o dinheiro sai do nosso bolso, de uma forma ou de outra.
Saudações sobre trilhos