IPHAN: uma instituição que vale a pena!
São 78 anos de instituição e de construção contínua de uma política difícil, mas exitosa de preservação do patrimônio cultural brasileiro.
O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), uma instituição pública que, nos dias atuais, ainda nos faz acreditar no serviço público. E carta abaixo revela isso, o valor do Instituto, feito por seus servidores. A eles, a minha homenagem neste final de 2014!
O IPHAN é uma das instituições mais relegadas ao desprezo pela Administração Pública Federal, mas sobrevive sobretudo pela luta incansável de seus funcionários de carreira. Dos funcionários que teimam em lá continuar, apesar de serem remunerados como as piores faixas de vencimentos da Administração Pública Federal (os motoristas do Congresso não ficariam por lá nem um mês; muito menos os servidores dos Tribunais em Brasília!)
Apesar de tudo isso, milagres acontecem
Há uma década, o IPHAN permitiu que um grupo de servidores do Rio desenvolvesse o PEP – Programa de Especialização em Patrimônio -, que hoje tem o chancela de Mestrado Profissional.
Foram muitas lutas para que o PEP sobrevivesse todos esses anos, lutas essas que tive a chance de presenciar não só como servidora da Casa por um período, como também como professora permanente, convidada do Programa.
Mas, para não me alongar, reproduzo aqui uma carta que recebi, enviada por uma aluna que acabou de concluir sua etapa no PEP. É comovente, didática e cheia de esperanças. Tudo de bom e merece ser lida:
Caríssima Adriana, (coordenadora adjunta…)
Gostaria que você fosse portadora dos meus maiores agradecimentos a toda equipe do PEP/MP 2012. Quando sai do Palácio Gustavo Capanema, na última 6ª feira, trazia o coração carregado de alegrias, de gratidão e de boas amizades.
Preciso lhe confessar que o grau de Mestre era para mim um sonho distante, que sempre vinha sendo postergado em função de filhos e da família como um todo. Quando consegui ser aprovada para a única vaga do Pará, disputada com uma catarinense e uma amapaense, nem imaginaria as imensas alegrias que eu teria a partir daí.
De uma só vez, realizei dois desejos regados como flores pequeninas e frágeis, ao logo de minha vida acadêmica: Trabalhar no IPHAN e ter um Mestrado. Mas veja que não era um mestrado qualquer, era pelo IPHAN e na área que sempre foi o que eu mais amava: patrimônio.
Nem sei como agradecer todo o investimento que o IPHAN fez por mim, desde valores materiais (a bolsa, as passagens, as hospedagens, Petrópolis, os passeios e visitas…) mas, principalmente, a riqueza incalculável do conhecimento que recebi de grandes mestres, alguns apenas conhecidos por mim de livros e publicações.
Espero, sinceramente, ter dado o meu máximo nos trabalhos da Superintendência e na Dissertação que desenvolvi ao longo deste 02 anos. Espero não ter decepcionado nenhum de meus mestres, os cordenadores do PEP, meu supervisor, meu orientador, minha superintendente… Espero ter sido uma aluna que valeu a pena!
Gostaria de agradecer a todos e a cada um , pessoalmente, com um abraço apertado, que pudesse mostrar o agradecimento que não consigo externar em palavras. É por isso que, em minha simplicidade, retribuo apenas com preces a Deus, que para mim são de grande valor, para que Ele os abençoe sempre, seus trabalhos e suas vidas.
Estes dois anos de trabalho, estudo e amizade serão uma jóia preciosa que adornará minhas mais doces lembranças. Obrigada por tudo o que fizeram por mim.
Com gratidão infinita,
P.A
Viajo muito desde criança e aprendi a preciar o mpatrimonio de cada lugar que visito( conheço 60 paises, muito do Brasil e voltei várias vezes a muitod locais).
Parabenizo todo o esforço do pessoal de carreira do IPHAN pelo que fazem por nosso patrimonio.
Uma beleza que precisa ainda ser mais conhecida pelos brasileiros.
Cultura é algo que se aprende para não ser criada uma geração de parques e shoppings!
Continuem!
Valorizo e faço excursões culturais!
Dina Frutuoso CRP 05/587 profa dra UFRJ presidente da ANG RJ
O CENTRO DE FOLCLORE DESEMVOLVE UM TRBALHO COM BLOCO DE SAMBA TRADICIONAL UM GRUPO ANTIGO, COM BUMBA MEU BOI E TAMBOR DE CRIOULA, TEMOS INTERESSE NO PATRIMONIO CULTURAL IMATERIAL.
Enquanto lia a carta, cada sentimento descrito pela autora foram os mesmos que tive enquanto ex aluna do PEP. Enorme reconhecimento e gratidão a tudo que o PEP e o IPHAN foram na minha vida pessoal e profissional! Muita admiração ao que essa instituição representa nesse país e muita vontade de que ela seja mais valorizada e reconhecida pelo poder público.
Fico muito feliz de ter feito parte desta turma Pep/Iphan 2012, o conhecimento obtido, vou levar por toda minha vida.