Lagoas, esgotos e licenças para continuar poluindo
Por que se licencia novas construções que vazam seus esgotos nas lagoas da Barra? Notícia no jornal “O Globo” mostra o limiar da destruição da fauna e da vida do Complexo Lagunar da Barra, assoreado por décadas de vazamento de esgotos nas suas águas.
A notícia discute as dificuldades na execução do projeto de dragagem, mas fala que o problema de vazamento do esgoto em suas águas não está resolvido. Como assim? Dragar e continuar vazando esgoto?
O município do Rio de Janeiro tem todos os instrumentos jurídicos para não mais licenciar obras que não tenham a infraestrutura sanitária que atenda adequadamente o seu tratamento e despejo. Lei há. E muitas. Inclusive federal.
O Estatuto da Cidade, art.2º, VI, que diz: … a política urbana tem como objetivo (…) ordenar e controlar o uso do solo de forma a evitar “a poluição e a degradação ambiental”. É só aplicar a lei!
Leis nós temos, porém a ilegalidade é tão aceita que não há por que se preocupar.Depois, se houver algum problema é só dar um jeito.
Acho que a contínua poluição de lagoas a expressão do atraso em que vivemos.