Minhas propostas orçamentárias: 2013
Neste ano, a cada um dos vereadores foi permitido fazer propostas orçamentárias no valor máximo de R$ 800 mil, divididas em 10 itens (emendas).
Veja as que propus e foram aprovadas pela Câmara. Agora, se o Executivo vai cumpri-las, isso é uma outra história.
Infelizmente, a mais importante não foi aprovada. Esta dizia respeito aos recursos para o plano de cargos dos professores, com a finalidade de incorporar a jornada de 40 horas para os profissionais em dupla regência.
Dividi minhas prioridades entre as áreas às quais me dedico e acompanho diária e estreitamente como Patrimônio Cultural, Urbanismo e Habitação, Educação, Cultura e Meio Ambiente, somando dez emendas específicas, que foram apresentadas e aprovadas.
Patrimônio Cultural – 1) Reforma do Prédio da Faculdade de Direito da UNIRIO, situado em Botafogo; 2) Conservação e melhoria do Largo do Boticário, em Laranjeiras; 3) Identificação e proteção de bens do Patrimônio Cultural no Bairro de Guaratiba e 4) Preservação e acesso ao Arquivo Geral da Cidade.
Educação – 1) Reforma da Biblioteca Escolar da Penha
Conselho Gestores – APAs e APARU – Elaboração de planos de Conselho Gestor nas Unidades de Conservação Ambiental
Área de Lazer – Reforma e revitalização da Praça Marechal Maurício Cardoso, em Olaria
Iluminação Pública
Fomento a habitação social – 1) Reabilitação da Vila Politeama, rua do Lavradio.
Emendas ao texto – rejeitadas
Educação – A efetiva implementação do direitos dos professores: Dupla Regência e 1/3 da carga horária para as atividades de planejamento escolar
Saúde – Em Co-autoria, emenda que visava à implantação do plano de cargos, carreiras e salários aos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) estabelece os parâmetros financeiros de gastos autorizados pelo Poder Legislativo. Para o exercício de 2013, o Projeto encaminhado à Câmara pelo Executivo estabelece o valor de R$ 23.512.596.526,00 (vinte e três bilhões, quinhentos e doze milhões, quinhentos e noventa e seis mil, quinhentos e vinte e seis reais).
Bom, só em relação a educação que todos são iguais, falam dos direitos dos professores e sempre esquecem os funcionários de apoio, pq Sonia ???