Moradia: em Teresópolis, na Região Metropolitana do Rio, também não tem !
Neste final de semana, transitando pelo Rodovia Teresópolis-Friburgo, observei o crescimento injustificável das favelas ao longo desta via, logo após a 1ª entrada daquela cidade serrana.
Encravada na Serra dos Órgãos, junto a este Parque Nacional, não é admissível que nós, brasileiros, “donos” deste país com tão grandes recursos fundiários e territoriais, não tenhamos uma política – que seja de Estado, e não de Governo – que ponha em marcha soluções efetivas, de médio e longo prazo, para garantia de moradia para os cidadãos brasileiros. Moradia, não necessariamente propriedade.
No caso mencionado, estou convencida de que os prefeitos eleitos a cada quatro anos, e ansiosos por promoverem fatos eufóricos para impressionar gregos e troianos, não serão os agentes destas políticas. Eles são meros políticos, alguns síndicos, outros governantes; quase nenhum estadista.
Imagine então o que acontece, a cada quatro anos, com governantes em Teresópolis. Uma cidade que nem tem saneamento básico! Nenhum futuro, até os próximos deslizamentos…
Vejam algumas fotos que nos fazem corar de vergonha.