“O laudo do Engenhão é legal ?”
Após a interdição do estádio João Havelange, o Engenhão, e a declaração pelo prefeito do Rio de que a sua cobertura corre o risco de desabar, baseado na avaliação feita por uma empresa alemã contratada pelo consórcio do estádio, o arquiteto e urbanista Canagé Vilhena questiona a legalidade do laudo.
“Laudo pericial sobre segurança estrutural é serviço de Engenharia.
O laudo aceito pela prefeitura do Rio é de uma empresa alemã.
É necessário contratar estrangeiros para ver que a estrutura está podre?
Esta empresa tem registro no CREA-RJ para exercer a Engenharia no Brasil?
Ela fez Anotação de Responsabilidade Técnica – ART para o laudo pericial ?
A Lei 5.194/66 proíbe a contratação de serviços de Engenharia produzidos por pessoas não registradas no Brasil:
`Art. 6- Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro ou engenheiro-agrônomo:
a) a pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços público ou privado reservados aos profissionais de que trata esta lei e que não possua registro nos Conselhos Regionais;
(…)
Art. 13. Os estudos, plantas, projetos, laudos e qualquer outro trabalho de engenharia e de agronomia, quer público, quer particular, somente poderão ser submetidos ao julgamento das autoridades competentes e só terão valor jurídico quando seus autores forem profissionais habilitados de acordo com esta lei.
(…)
Art. 15. São nulos de pleno direito os contratos referentes a qualquer ramo da Engenharia ou da Agronomia, inclusive a elaboração de projeto, direção ou execução de obras, quando firmados por entidade pública ou particular com pessoa física ou jurídica não legalmente habilitada a praticar a atividade nos termos desta lei´.
Canagé Vilhena”
Está explicada essa interdição. Mais uma sujeira do Eduardo Paes e da Globo:
http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/medico-denuncia-esquema-da-globo-contra-botafogo/
O MP está investigando o superfaturamento na construção do Engenhão, as construtoras estão sendo responsabilizadas pelo aumento de 600% no valor do projeto original? como fica o contribuinte brasileiro nesse caso? SEMPRE COM CARA DE PASTEL?
Então não cabe uma inquirição judicial do poder executivo sobre essa prática fora dos trâmites legais? Deve ser através do MP e precisa ser instruída por entidade d personalidade jurídica?
Se os envolvidos nessa obra, onde deve ter havido desvio de dinheiro,fossem punidos como ocorre em outros países, não haveria tantas falhas técnicas.
Senhores sabemos da maldade que há em nossos adiversários dentro e fora de campo.A mídia é maliciosa,tendenciosa e flamenguista.É global,porquê essa porcaria de emissora,manipula todo o resto!Afirmo que todo botafoguense deveria deixar de dar atenção a esse campeonato lixo que é o carioca.Não precisamos provar nada pra ninguém!O clube da imprensa com todo apoio que tem,não chega a lugar algum! mulambada.menguinho,time sem vergonha.sem contar,as nossas autoridades corruptas.
Como engenheiro especialista, que projetou um arco maor ainda (280m de vão livre) em um estádio para a Copa Améria na Venezuela tenho a seguinte opinião: Independentemente do fato da empresa que aprensentou o laudo tenha registro no Crea e se tratando, na opinião do contratante, de entidade de capacidade técnica reconhecida, por questão emergencial, os efeitos do laudo devem ser levados a cabo como interdição e investigação. Agora, acho fundamental que um brasileiro capacitado ateste esse laudo, em um segundo momento. Serviço esse registrado no CREA do estado no qual ele prestou esse serviço.
muito bla bla bla mais vamos q interessa, quem vai ressarcir o BOTAFOGO FR ???
Sempre achei muito açodamento de Eduardo Paes no caso da interdição do Engenhão. A confusão (ainda não devidamente esclarecida) no jogo com o Madureira (eu assistí) foi no Domingo e a interdição decretada 48hs depois. Tenho certeza que a verdade “verdadeira” ainda vai aparecer. A investigar também o vergonhoso comportamento dos jogadores do Madureira. Parece que foi tudo combinado…