Obras de Macrodrenagem em Jacarepaguá
A população acompanha e fiscaliza
A Bacia Hidrográfica de Jacarepaguá é uma área de baixada, delimitada pelos maciços da Pedra Branca e da Tijuca. Abriga, aproximadamente, 40 rios que estão passando por um processo de ações estruturais voltadas ao manejo de águas pluviais, dragagem e canalização.
As Obras de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica de Jacarepaguá abrangem aos bairros de Jacarepaguá, Itanhangá e Barra da Tijuca. Para efeito de licitação de obras, os rios foram agrupados em três lotes principais (1, 2 e 3), e três sublotes (1-A, 1-B e 1-C).
Nesta terça-feira, 20 de março, a Comissão de Acompanhamento das Obras do Lote 1-A se reuniu com moradores, técnicos da prefeitura (Rio Águas, subprefeitura da Barra e de Jacarepaguá), educadores ambientais e engenheiros das três empresas responsáveis pelas obras deste lote.
Na ocasião, os moradores e representantes da população local relataram os problemas identificados nas obras e cobraram soluções. A questão mais séria foi a queda de muros e paredes de residências, nas obras do rio Sangrador, que perderam a estabilidade com as escavações em suas bases. Os engenheiros presentes informaram que os muros estão escorados e serão refeitos.
Outra questão cobrada pela população está relacionada à utilização das áreas de onde a vegetação e famílias foram removidas. Moradores da área do Rio São Francisco pleitearam a execução de uma praça no local da remoção.
Os cidadãos cobraram ainda que os serviços de esgotos sejam realizados, para evitar que os dejetos continuem poluindo os rios. O engenheiro da Rio Águas informou que receberam verba do PAC e têm um cronograma a ser cumprido, não sendo possível esperar a decisão da CEDAE para resolver simultaneamente a questão. Os presentes reivindicaram o agendamento de uma reunião entre a CEDAE e os moradores locais, que pagam suas contas de esgoto e não recebem a prestação do serviço.
É IMPORTANTE OBSERVAR QUE PELO CONCEITO DE BACIA HIDROGRÁFICA DE JACAREPAGUÁ, E PELO MAPA DA EDITORA TRIESTE, UMA DAS MAIS CONCEITUADAS NOS MEIS ESTUDANTIS, A BARRA DA TIJUCA TERMINA NO CARREFOUR, CUJO ENDEREÇO É AV. DAS AMÉRICAS, DO TERMINAL ALVORADA ATÉ O FINAL DA RESERVA É A PRAIA DE JACAREPAGUÁ E DEPOIS O RECREIO DOS BANDEIRANTES.
DESSE MODO A ORIGINAL VIA 11, DEPOIS AV. ALVORADA E ATUAL AYRTON SENNA, PELA CARTOGRAFIA CORRETA, SEQUER PASSA NA BARRA DA TIJUCA.
AFINAL DE CONTAS O AEROPORTO É DE JACAREPAGUÁ E A LAGORA DO CAMORIM AINDA VAI À ESQUERDA DA AYRTON SENNA, EM FRENTE AOS PRÉDIOS DO PAN.