PACOTE OLÍMPICO, VALOR DA TERRA E ACESSO À MORADIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO
 
1.  A Câmara Municipal do Rio aprovou ontem, dia 21, as três propostas legislativas relativas ao chamado “Pacote Olímpico”. As leis foram enviadas pelo Executivo, em regime de urgência, e assim aprovadas. Elas contêm incentivos fiscais e construtivos ao setor hoteleiro, dando-lhes benefícios específicos.

 
2. Afetando profundamente o planejamento urbano da cidade, as leis aprovadas certamente terão impacto no valor da terra urbana da Cidade que, nos últimos meses, já subiu mais de 50%.  Com o valor da terra mais caro – inflacionado pelas expectativas dos Jogos e da lei – mais difícil será o acesso à moradia, sobretudo para as classes média e pobre nas denominadas áreas “mais nobres”, com consequente repercussão em toda a área urbana.
 
3.  Assim o “efeito bumerangue” do aumento do preço do solo urbano se volta contra o acesso à moradia, pois seu valor o torna menos acessível aos que tem menor renda!
Em planejamento urbano tudo está relacionado; nada é isolado. Mexe aqui, afeta ali. Bom para uns, ruim para outros: querendo ou não, assim que é.
 

PARA CONHECER MELHOR O URBANISMO – Livro recomendado 

Lançado, nesta semana, o livro “Cidades Latino-Americanas – Um debate sobre a formação de núcleos urbanos”, organizado pelos já conhecidos urbanistas-historiadores Fania Fridman e Maurício Abreu. Sua leitura ajuda a ver que nada é muito novo nos processos históricos de ocupação do território urbano.

 

Por estamos ligados à nossa formação histórica, seu conhecimento pode mostrar quais caminhos a serem percorridos são efetivamente novos, se forem socialmente desejados.  E este livro pode ser uma grande ajuda.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese