Paris ganha parada inteligente de ônibus

Paris ganha parada inteligente de ônibus. Não poderia ser uma inspiração para as cidades brasileiras? Funcionalidade e comodidade.

Um ponto de ônibus do futuro entrou em funcionamento (…), em Paris, prometendo mais espaço e funcionalidade para os usuários. A parada, em fase experimental, terá acesso facilitado para deficientes, painéis táteis, paredes de vidro que esquentam no inverno, e até uma biblioteca.

A parada vai estar em fase experimental durante seis meses. O projeto faz parte do programa europeu EBSF (Sistema Europeu de Ônibus do Futuro) e fica perto da estação de trem de Lyon, no ponto Diderot. A guarita exígua e apertada foi substituída por uma estrutura de 85m² de superfície, que pode abrigar 35 pessoas, ao invés das habituais seis.

O visual também é caprichado, assinado pelo arquiteto-designer Marc Aurel. As linhas e as cores lembram o metrô parisiense. Os bancos são de cerâmica e metal, a iluminação varia de intensidade segundo o horário, há painéis de horários clássicos e em telas táteis, para informações de horários, tráfego e publicidade.

Além disso, as amenidades do novo protótipo de ponto de ônibus incluem espaço para ambulantes, estação de bicicleta, um desfibrilador para emergências cardíacas e uma biblioteca de empréstimo gratuito de livros. O espaço garante também guichês automáticos para compra de bilhetes e conexão wifi.”

Autoria: Patricia Moribe

1 Resultado

  1. Diferente da nossa Manaus, que construiu umas paradas meia boca de concreto armado que custou segundo consta nos jornais o valor R$ 21000,00.
    Estamos muito distantes de chegarmos a este nível, pois vivemos em um País corrupto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese