PARQUE DO FLAMENGO: 12 de outubro de 2011 – 46 anos!
O que temos para comemorar?
Dia 12 de outubro é dia da Padroeira do Brasil: que ela verdadeiramente nos proteja! Com a convicção dos humildes, temos muito a Lhe pedir para que guarde a mui nobre e leal cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Nesta data também comemoramos o aniversário do nosso Parque do Flamengo. É, portanto, também dia de lembrarmos de Lota de Macedo Soares, mulher cuja têmpera nos legou esse patrimônio, pelo qual devemos velar dia e noite, sem o que corremos o risco de vê-lo invadido e apropriado, graças à conivência de nossos órgãos públicos com a arbitrariedade.
O Rio de Janeiro é um forte candidato à “Paisagem Cultural da Humanidade”. Candidatura inegavelmente merecida, desde que a sua plataforma seja clara e conte com a participação da sociedade civil, como sói acontecer nos regimes democráticos.
Mas, seria esta candidatura uma candidatura biônica?
Sabe-se que os membros da missão da UNESCO/ICOMOS estiveram no Rio para análise da proposta. Foi uma visita cercada de silêncio e mistério. Nenhum contato com a Câmara de Vereadores, nem com sua Comissão Especial de Patrimônio Cultural, conforme havia sido solicitado.
Mas, estiveram no PARQUE DO FLAMENGO. Diz-se por aí que foram apresentados a uma Administradora do Parque (?), a um projeto de conservação do mesmo para 2012 (?) e, surpreendentemente, ao hiper misterioso projeto da empresa EBX (leia-se, E. Batista) para apropriação (sob o codinome de “revitalização”) da área do Parque, denominada de Marina da Glória, projeto este, supostamente aprovado pelo Conselho Consultivo do IPHAN (ninguém sabe, ninguém viu).
Agora, vem no portal do IPHAN a breve notícia sobre esta visita e, pasmem, no final da mesma, diz que o apoio da sociedade civil carioca foi representado “por meio dos Grupos EBX e ABC”, (o primeiro, o empresário interessado na apropriação da Marina da Glória, e o segundo, não se sabe exatamente quem o qual setor empresarial?).
Seria cômico se não fosse sério. Muito sério!
Mas, voltando ao começo, dia 12 é dia da Padroeira do Brasil, e agora, por que não, instituída por nós padroeira do PARQUE DO FLAMENGO!
A festa do povo, hoje, é ir lá para comemorar os 80 anos do Cristo Redentor. Até quando?
Em tempo, fala-se muito na “revitalização” do Parque. Mas, revitalizar em quê? Só se for para excluir a população…
Fato muito sério e digno de apreciação pela justiça!…