Parque do Flamengo: licitando o quê?
No dia 18 de setembro, noticiei, em plenário, lacunas do edital da Prefeitura que previa serviços de “conservação e manutenção do Parque do Flamengo”, cujo principal equívoco era a falta de qualquer previsão de profissionais qualificados para a execução da conservação da cobertura vegetal do Parque.
Agora, sem esclarecimentos a respeito de minha indicação legislativa, a licitação está prevista para hoje, 11 de outubro.
Vamos acompanhar. E cobrar também obras para mobilidade de deficientes no Parque, também inexistentes.
Esse edital de licitação prevê um projeto? ou já existe um projeto de Restauração Paisagística incluindo a manutenção? Sem a atenção ao escrítório Burle Marx, e a atuação de arquitetos e engenheiros agrônomos…realmente pode ser desastroso.
A Prefeitura esquece frequentemente que o Parque do Flamengo é um bem tombado, importante patrimônio histórico e cultural, que para qualquer restauração faz-se necessário sempre o acompanhamento de especialistas. Que o recém criado Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), responsável por esse patrimônio perante a Prefeitura possa fazer da elaboração do Plano Diretor para a gestão do Parque do Flamengo uma mesa de discussão aberta aos técnicos do IPHAN e a sociedade organizada.
Espero, que a Prefeitura faça realmente as obras necessárias, que há muito estão necessitando. Vamos acompanhar e torcer para que não seja maquiagem, como estão fazendo no Rio de Janeiro por causa da Copa do Mundo e das olimpíadas. Vamos torcer.