Pela preservação do Morro da Estação, em Deodoro
Nesta quarta-feira, dia 6 de junho, a assessoria do gabinete da vereadora Sonia Rabello acompanhou a comitiva que efetuou uma visita técnica no Morro da Estação, em Deodoro – área pertencente ao Exército, onde há um considerável remanescente de Mata Atlântica, além de ser Área de Relevante Interesse Paisagístico e Ambiental.
Nela a Prefeitura do Rio pretende instalar um novo autódromo.
A visita teve como objetivo averiguar a flora e fauna locais, bem como a configuração do relevo e dos fluxos hídricos.
Verificou-se que, na região, existe uma significativa vegetação secundária em estágio médio de regeneração, com abundante avifauna e espécies nativas de Mata Atlântica.
Representantes do Exército, que acompanharam a comitiva, afirmaram que jacarés e capivaras podem ser encontrados na região.
Entenda a questão
Visando preparar a cidade com equipamentos urbanos e esportivos para as Olimpíadas, o governo municipal decidiu desativar o Autódromo de Jacarepaguá e, em seu lugar, construir o Parque Olímpico. Conforme um acordo firmado com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a desativação do Autódromo de Jacarepaguá só poderá ser realizada caso tenham início as obras de uma nova instalação automobilística, que foi direcionada justamente para o Morro da Estação.
Como representante da Câmara dos Vereadores no CONSEMAC (Conselho Municipal de Meio Ambiente), a vereadora Sonia Rabello iniciou o estudo da questão na Câmara Setorial de Licenciamento e Fiscalização Ambiental (vinculada ao CONSEMAC) para evitar a supressão da vegetação existente no Morro da Estação.
Nesse sentido, encaminhou ao conselho, como indicação à Prefeitura e aos órgãos estaduais de licenciamento ambiental, a sugestão de outro local para a implantação do Autódromo do Rio: uma área em desuso e completamente degradada, também pertencente ao Exército, próxima ao Morro da Estação.
Assim, este ficaria destinada a constituir um parque ecológico para a população local.
A indicação foi aprovada pelo Conselho, mas rejeitada pelo prefeito Eduardo Paes.
No entanto, o MPE instaurou um inquérito para investigar o assunto, sendo a visita técnica de hoje um dos primeiros passos dessa investigação.