Praça Nossa Senhora da Paz
Em manifestação no plenário da Câmara nesta terça-feira, 15 de maio, a vereadora Sonia Rabello questionou o tratamento dado ao patrimônio histórico e cultural no Município.
A parlamentar lembrou do caso da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, que é tombada por decreto e, mesmo assim, será parcialmente destruída para a instalação de uma estação do Metrô, que ainda necessitará da licença de instalação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O desabamento de um pedaço de um prédio na Rua do Lavradio também foi mencionado pela vereadora, que lembrou que o imóvel pertence à Area de Proteção Ambiental e Cultural da Cruz Vermelha.
“O que vemos é a ruína do nosso patrimônio cultural e histórico. E teremos mais dois projetos em votação que atentam contra esse bem: o projeto do BNDES, que permite um corte no Morro de Santo Antônio para se aumentar o gabarito do terreno, e o do terreno do Banco Central, que está situado sobre o sítio arqueológico da Gamboa.
Faço um alerta para que os senhores vereadores não contribuam ainda mais para a destruição do patrimônio do nosso município”, ressaltou.