“Presente” do Prefeito aos cariocas nos 450 anos do Rio: autoriza desmatar seu Parque símbolo!

Triste começo de 2015 e uma vergonha alheia imensa dos nossos governantes: vergonha por Lota, idealizadora do Parque do Flamengo

Nesta segunda-feira, dia 5, foi notícia de página inteira, no Jornal “O Globo”: “Marina menos Verde”! Nesta é afirmado que foi autorizado pela Secretaria Municipal (contra) de Meio Ambiente do Rio o corte de 298 árvores no Parque do Flamengo, no polêmico projeto para a Marina da Glória.

Como assim? Desmatar uma Unidade de Conservação? E a Secretaria aprovou? Com parecer de qual técnico? Ou foi por ordem de autoridade superior sem parecer técnico?

Teria o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) aprovado este desmando em área tombada e que tem o seu projeto original também tombado? Teria autorizado este corte de árvores em um Parque que é ponto de destaque no mapa enviado à Unesco para que o Rio recebesse o título de Paisagem Cultural Mundial?

Estariam enganado a Unesco, já que até hoje não foi encaminhado àquele órgão o plano de gestão da Paisagem Cultural Mundial?

Será que os Conselheiros do IPHAN compactuam com o que está acontecendo no Parque: motosserras, movimento de terra, fechamento de áreas públicas?  

Que convoquem uma reunião de emergência e digam à sociedade carioca, fluminense e brasileira se aprovaram ou não esta barbaridade e, caso não tenham compactuado com isso, que coloque-se os pingos nos “is” e determinem o embargo das obras imediatamente.

Isso para que não chorem sobre o “leite derramado”, como fizeram no caso da derrubada do Maracanã.

Sem consulta à sociedade – Não é verdade o afirmado pelo Sr. Washington Fajardo, na matéria citada, que a sociedade foi consultada. Ele, a direção do IPHAN no Rio e em Brasília, e o Governo da Cidade sabem, muitíssimo bem,  que a FAM-RIO oficiou no processo administrativo pedindo que se realizasse uma audiência pública para que se desse conhecimento à sociedade sobre o projeto, cumprindo assim o decreto de participação social da Presidente da República.

Sequer houve qualquer resposta à Federação de Associações de Moradores do Rio, até que a Presidente do IPHAN, em tempo recorde, autorizasse, por carta, o início das obras! Só então responderam que seria a Prefeitura que deveria realizar a consulta. O que não foi feito!

Uma vergonha termos afirmações tão inverídicas feitas com tanta leviandade! Isso foi matéria do nosso blog em 1º de dezembro, amplamente divulgado. Só não estava escrito no processo administrativo do IPHAN, cuja cópia divulgaremos nos próximos dias, o corte de 298 árvores no Parque do Flamengo.

Vamos dar clareza às responsabilidades e ver quem se manifestou pró ou contra, e quem assinou o quê, em benefício de quem.  

Vamos ver o que diz o Ministério Público Federal, a Justiça Federal, o Conselho do IPHAN, a Unesco e todas as autoridades que devem ter seu pedaço de participação neste processo.  

Para que, no futuro, não digam como de costume: eu não sabia….

Crédito: Halley Pacheco de Oliveira

Leia também:

Dossiê para a Unesco declara o Parque do Flamengo como Unidade de Conservação!

Desprezo à sociedade civil: o IPHAN e o novo projeto da Marina da Glória

Marina da Glória: negado seguimento ao recurso da MGX

Quarta decisão Judicial determina liberação do acesso ao mar na Marina da Glória

O Parque do Flamengo vive! E a Marina da Glória ainda é do povo….

A Justiça e o novo projeto para a Marina da Glória: por que ignorar decisões judiciais?

Justiça Federal desfaz o contrato de uso comercial da Marina da Glória

 

Você pode gostar...

22 Resultados

  1. Proxeneta disse:

    E quem ousa lutar, como os garotos que estão lutando contra o outro absurdo do campo de golfe, são reprimidos violentamente pelas tropas do Eduardo Paes! ACORDEM ENQUANTO HÁ TEMPO, CARIOCAS!!! NOSSA CIDADE ESTÁ NAS MÃOS DAS EMPREITEIRAS!!!

  2. Absurdo dos absurdos cadê o pessoal do Meu Rio?

  3. Se´ra que mais uma vez não se respeita a beleza criado por mãos e hoje é um patrimonio,um dos lugares mais lindo do Rio.Está na hora de toda população ir para rua,Este parque é encontro de familias de toda cidade,pertence ao povo .Não vamos deixar.

  4. Porquê consultar a população se isso aqui tá igual a casa da mãe juana.

  5. absurdo e prepotência ,aliado a incompetência de sempre,que país é este ?se pensam que isto é ‘pogresso’,deviam pensar mais ,vergonha nacional .

  6. O quê se poderia esperar de um governo desses.

  7. Nome*Pepê disse:

    Por acaso perguntaram à população e aos usuários se deviam derrubar a elevada da Perimetral? Claro que não! Fazem o que querem.
    Aqui em Porto Alegre tem um louco querendo derrubar a elevada da Conceição porque ela “esconde” um prédio histórico. Só que a obra é antiga e é escoadouro do tráfego central. E o prédio é visível com ou sem a elevada.
    Como se vê, o brasileiro não sabe votar. Ou vota enganado.

  8. Nome*Daine disse:

    Inadmissível! Não está fácil viver nessa cidade onde os governantes claramente visam seus interesses e pouco se importam com a população!

  9. Nome*Cleber disse:

    Depois que a prefeitura junto com Iphan, junto com inea entre outros órgãos permitiram que derrubassem cerca de 200 mil m² de Mata Atlântica na Colônia Juliano Moreira para construção de uma auto estrada e fora o que está sendo desmatado para outras construções da prefeitura que não estão sendo monitoradas nem contabilizadas, nada mais me espanta.

  10. Camila disse:

    Esse governo e prefeitura fazem o que querem , e estão blindados .As investigações que envolvem eles sempre acabam em pizza. Os estragos que eles estão fazendo no Rio são irreversíveis .E nós só assistimos essas barbaridades quietos ,calados .

  11. SOU VISCERALMENTE CONTRA QUALQUER TIPO DE INTERVENÇÃO NESTE PATRIMONIO QUE A MEU SENTIR É INTOCÁVEL Derrubada de árvores e escavações no Parque do Flamengo O SIMPLES PENSAR JÁ É CRIME AMBIENTAL DILAPIDANDO O TRABALHO DE BURLE MARX

  12. É ASSIM? ELES “DECIDEM” CORTAR E PRONTO? E OS MORADORES, ELEITORES QUE SÓ SÃO OUVIDOS NA ÉPOCA DAS ELEIÇÕES? TOMEM VERGONHA NAS CARAS DE VOCÊS E RESPEITEM O QUE PERTENCE À CIDADE E NÃO A VOCÊS. Não roubem o nosso Parque. É assim mesmo que quero: NÃO ROUBEM O NOSSO PARQUE!!!!

  13. Como assim alguém manda derrubar arvores de uma área preservada?????? Não dá para tomar alguma medida e derrubar essa maligna decisão na Justiça? Que falta de respeito aos idealizadores do Parque, aos moradores e principalmente, a população carioca. No mínimo deveria haver uma consulta à sociedade, mas parece que nossos políticos só gostam consultar o povo para pedir votos para si próprios, quando é para consultar sobre algo que pode atrapalhar seus interesses ($$$$$),eles preferem fazer sem consulta mesmo. QUE VERGONHA!

  14. Eduardo disse:

    Eles deveriam eram dar o exemplo e plantar mais árvores, malditos mafiosos! Estão destruindo a nossa cidade aos poucos, a população precisa agir contra isso, não podemos aceitar um descaso desses.

  15. É LAMENTAVEL ESTE PRESENTE QUE OS CARIOCAS ESTÃO RECEBENDO ,SERÁ QUE EXISTE DINHEIRO POR TRAZ DESTE DESMATAMENTO ,HÁ QUANTOS ANOS ESSAS ARVORES ESTÃO AI NO PARQUE É ISSO QUE O GOVERNO QUER ENSINAR AS CRIANÇAS VAMOS DESMATAR TODAS AS AREAS VERDES PORQUE DESMATANDO NÃO HAVERÁ POLUIÇÃO E NEM SENTIREMOS CALOR PORQUE UMA CIDADE SEM ARVORE SERÁ UMA CIDADE SEM VIDA PARABÉNS PREFEITO.

  16. Nome* André disse:

    Só consigo dizer uma palavra…..”canalhas”. Nunca plantaram nem um pé de feijão e mandam cortar árvores de Burle Max.

  17. Por que tanta destruição das áreas verdes da cidade? Por que?

  18. Ygor disse:

    Não vejo sua coluna contar as arvores cortadas na expansão da favela do Itanhangá, ou lamentar a demarcação de terreno feita por traficantes pra construir favela no maior parque urbano do mundo que fica aqui no Rio. Mas dai vai a prefeitura construir algo pra renovar uma area importante da cidade e a esquerda caviar da vieira souto bota a boca no trambone.

  19. A sociedade carioca deve repudiar esse “presente” do prefeito e responsabilizá-lo pelo descaso ao meio ambiente. Será que ele não percebe o calor que invadiu nossa cidade nesse verão? Independentemente da irresponsabilidade de destruir nosso patrimônio, ele está colaborando com temperatura mais alta e desrespeito a sociedade carioca.
    Parece que é moda os políticos decidirem sobre os rumos da cidade sem consultar a sociedade. Isso é ilegal, imoral e antidemocrático.
    O povo deve se manifestar e mostrar aos políticos que eles foram eleitos para melhorar a qualidade de vida da sociedade e não para destruir a cidade. FORA PAES!

  20. Vergonha total. Muito triste essa situação. E a baia de guanabara vai continuar poluida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese