QG da PM no Rio: salvo pelo gongo … das ruas

Mais um patrimônio público cultural da cidade do Rio salvo pelo gongo da sociedade civil, reverberado pelas ruas. 

A defesa da integridade do prédio, como patrimônio da cidade, já havia sido objeto de reivindicação da sociedade civil, da organização dos oficiais militares – AME-RJ, da SEAERJ e deste site*.  

Recentemente, foi também objeto de uma ação civil pública promovida pela  AME-RJ, distribuída na Justiça, na 4ª Vara da Fazenda Pública, em 02 de agosto deste ano.

O Quartel General da Polícia Militar, na Evaristo da Veiga, também foi objeto de tentativa de tombamento por meio de lei, da Câmara de Vereadores, rejeitada pela base parlamentar do Governo Municipal.

Foi também objeto de lei, de minha autoria, que incluía o imóvel no corredor cultural da Lapa. Tal projeto de lei foi para o arquivo, após a minha saída da Câmara Municipal no final de 2012. Há processo com pedido de tombamento do bem no IPHAN, ainda em tramitação.

Enfim, a nova decisão do governador, que o isolou até da sua PM, não deve obstaculizar o caminho da proteção daquele bem histórico (cultural) da cidade. Afinal, quem vai acreditar que o governador ou o prefeito, não muda de ideia?

* Confira outras de nossas postagens sobre o tema

26.04.2013 – “Pela preservação do QG da PMERJ”

05.04.2013 – “Implodindo o Rio. Quem deterá?”

15.08.2012 – “Petrobras e a preservação do Quartel General:um passo à frente”

01.08.2012 – “Pelos nosso quartéis históricos da PM”

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese