Reforma do Maracanã derruba mais de cem árvores

A reforma do Maracanã já derrubou mais de 100 árvores desde fevereiro de 2011. Até agora foram cinco “autorizações de remoção de vegetação” dadas pela Secretaria de Obras.

Na última delas, do dia 6 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente aprovava a retirada 68 árvores na área do portão 18 e próximo ao estádio de atletismo Célio de Barros.

Em tempos de Rio+20 e altos investimentos em sustentabilidade, principalmente para a Copa e Olimpíadas, o governo do Rio de Janeiro deixa a desejar na preservação do meio ambiente.

De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções já estavam previstas na planta do projeto do novo estádio. A secretaria informa ainda que o replantio está sendo avaliado e é de responsabilidade do Consórcio – formado pela Andrade Gutierrez e Odebrecht -, que tem a obrigação da “medida compensatória”.

O prazo estabelecido de até 90 dias, de acordo com a resolução municipal de Meio Ambiente, ainda não foi cumprido. A Fundação Parques e Jardins, responsável pelo replantio, não foi procurada.

A contrapartida pode ser feitas de várias formas. Desde a doação de mudas até mesmo a restauração de algum equipamento de uso público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese