Revisão do PEU da Taquara e melhoria da infraestrutura são urgentes
Em reunião realizada no dia 29 de março, no Pechincha, moradores de Jacarepaguá constataram a urgência da revisão do PEU – Taquara, Lei Complementar 70/ 2004, bem como a melhoria da infraestrutura do bairro para suportar tanta pressão imobiliária.
Com base em números de licenciamentos aprovados para o bairro, conforme Requerimento de Informações 2271/2011, de autoria da vereadora Sonia Rabello, foi constatado que ainda existem mais de 10.000 unidades licenciadas que não foram construídas, ou seja, cujas obras sequer foram iniciadas. Após a promulgação do PEU Taquara, entre 2006 até 2011, os bairros da Taquara, Freguesia, Tanque e Pechincha, 9.325 unidades residenciais e não residenciais receberam o ‘ habite-se’.
Os moradores são categóricos em afirmar que atualmente já sofrem os impactos decorrentes dos empreendimentos que já foram ocupados. Podemos imaginar como será quando essa quantidade dobrar, sem o devido suporte de melhorias em infraestrutura viária, sanitária, ambiental e social ?
Por isso, concluíram ser necessário condicionar, urgentemente, o número de licenciamentos à capacidade de suporte da infraestrutura dos bairros do Tanque, Freguesia, Taquara e Pechincha, para que o caos não se estabeleça de modo irreversível.
Moradores há mais de 30 anos no bairro relataram, além do caos no trânsito, a enorme mudança de temperatura no bairro e alertaram sobre o solo frágil de baixada e alagável da região, sujeito às elevações do mar devido às mudanças climáticas.
Diante destas constatações, os moradores estão decididos a requererem seus direitos conforme o artigo 182 da Constituição Federal e o artigo 2º da Lei Federal Nº 10.257 de 2001 – Estatuto da Cidade, pelos meios legais que a legislação brasileira lhes concede.