“Saúde não pode ser privilégio de alguns”
Vereadora Sonia Rabello visita Hospital S. Francisco
A vereadora Sonia Rabello, nesta quinta-feira, dia 17 de maio, visitou o Hospital Escola São Francisco de Assis (Hesfa), no Centro do Rio, a convite do Diretor da unidade, José Mauro Braz de Lima.
Desde 2009, a parlamentar tem destacado os três aspectos que conferem à instituição uma importância ímpar: ela é um centro de saúde, de educação e, tombada pelo IPHAN, constituindo-se um patrimônio cultural da cidade e do país. Com isso, a vereadora tem denunciado as dificuldades pelas quais a instituição tem passado, não só no que diz respeito ao reduzido número de funcionários e à falta de equipamentos – sobretudo para a atividade didática – mas, principalmente, à precariedade de suas instalações. Hoje, a instituição atende cerca de 20 mil pacientes por mês, que pertencem a faixa etária que vai dos 3 meses aos 80 anos de idade.
Além disso, o Hesfa oferece os serviços de diagnóstico e tratamento para portadores de HIV, uma unidade de reabilitação que trabalha com crianças com síndromes ou deficiências motoras, reabilitação adulta, uma unidade voltada para a terceira idade com uma proposta que envolve várias atividades, objetivando tanto o preparo para a vida diária e as questões de saúde quanto a prevenção de acidentes; Terapias Complementares – como acupuntura, florais e auriculoterapia – que promovem uma grande interatividade; uma unidade de cuidados básicos que envolve a cardiologia, a ginecologia – inclusive com prevenção de câncer de colo do útero e de mama – e os serviços de diagnósticos com endoscopia digestiva alta, raio-X, eletrocardiograma, laboratório de análises clínicas com uma grande produtividade, além da clínica médica, pediatria, entre outros.
O Hesfa trabalha com residentes de Medicina que são preparados, por dois anos, para atuarem como profissionais de Saúde , sobretudo na questão da saúde da Família. Além disso, conta com estagiários de Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Psicologia, Nutrição e Farmácia da UFRJ.
Após anos, já existe uma sinalização das tão esperadas obras na unidade que, hoje, tem vários de seus setores desativados. A vereadora Sonia Rabello se comprometeu a continuar acompanhando essa demanda emergencial de se “refundar” o Hesfa.
“Saúde não pode ser privilégio de alguns”, defendeu a vereadora.
Confira os registros do interior do hospital que ainda espera pela sua reestruturação. Clique aqui.