STF: (…) “E discutem com grande cultura e estupidez”…
Citando o jurista uruguaio Eduardo Couture, o ministro Luiz Fux, em entrevista à Folha de S.Paulo (confira aqui), referiu-se assim às discussões televisivas entre os ministros: …”um homem [ministro] se enamora de uma ideia, o outro se enamora de outra ideia. E discutem com grande cultura e estupidez…”.
Cultura é o que os ministros (a maioria deles) querem sempre demonstrar que têm, embora, ali, com cargo vitalício, não seja mais necessário. São inafastáveis, mesmo que lhes falte o bom senso de submeter os colegas e o país a gastar o tempo preciosíssimo do julgamento em Plenário, ouvindo os longuíssimos e desnecessários votos de acompanhamento ao relator.
E, por isso, este comportamento, assim como as rixas em plenário e fora dele, revelam a estupidez desse comportamento judicante.
Vale a pena ler a entrevista, na qual vários assuntos atuais são mencionados: rumos e ameaça à Lava-Jato, mudança de voto dos ministros, revisão da prisão após 2ª instância de julgamento, e outros. Caso não consega acesso ao texto no link do jornal, confira também aqui.