Sujar ou não sujar: eis a questão!

Sujar as ruas com cartazes eleitorais seria uma boa opção ?

Optei por não fazê-lo, procurando ser coerente com minha defesa intransigente pela desobstrução das calçadas. Mas confesso que é duro manter meus princípios quando a maioria dos candidatos, até os mais “conscientes”, usam as ruas e logradouros públicos para depositar sua propaganda eleitoral. É a sujeira eleitoral.

Hoje, jornais denunciam apenas os abusos. Mas, em outras cidades do Brasil, a colocação de anúncios eleitorais em logradouros públicos já foi de todo proibida. Espero que isto chegue ao Rio.

Espero também que o governo municipal e todos da base aliada sejam coerentes com os recentes decretos do prefeito do Rio, que proibiu propaganda em prédios da orla sul da cidade e, agora, na Tijuca.

E por que as propagandas de cartazes eleitorais não seguem esta regra também ?

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3 Resultados

  1. Tati disse:

    Segundo o Prefeito, ele pediu para que os candidatos da coligação não sujassem as ruas e que pediu À Comlurb para recolher tal material. Eu só não sei onde ele anda fazendo isso, pois o que mais vejo são placas e placas dele (junto com candidatos a vereador) nas ruas principalmente do subúrbio.
    Vereadora, não há como criar um projeto impedindo isso?

    • Sonia Rabello disse:

      Tati, até dá. Mas só para próxima eleição. Vou guardar a sugestão.

      • Tati disse:

        Já é alguma coisa. Outra coisa que queria sugerir (de repente até já tem projeto para isto) é uma lei para definir bem os gastos de propaganda da Prefeitura. Eu não me lembro de um prefeito que não tenha aumentado os gastos com a propaganda da prefeitura perto do ano das eleições. Acredito que é um dinheiro muito mal empregado e que só tem a intenção de atender aos interesses do governante ou de reeleger ou de eleger o sucessor decidido pela sua coligação.
        Então, eu acredito que deveria se definir bem com o que a Prefeitura poderia gastar com propaganda. Vou citar alguns exemplos do que eu considero correto:
        – Propaganda informativa –> Informar a população sobre mudanças (como deveria ter acontecido com a mudança do número das linhas de ônibus), ou obras (muitas atrapalham a vida do carioca e este só descobre a obra quando algum canto da cidade é interditado e ele está preso em um congestionamento absurdo), ou mudanças no trânsito.
        – Para gerar turismo –> Divulgar a cidade para atrair turistas e eventos de negócios.

        Eu tô cansada de ver propaganda de obras como a 10ª maravilha do mundo e se referindo à gestão tal com dinheiro que eu pago através dos impostos.
        Foi só uma ideia. Tenho certeza de que a vereadora com certeza poderá melhor desenvolvê-la. =]

        Abraços e boa sorte na campanha.

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