Trânsito x Planejamento Urbano em Jacarepaguá
A Comissão Comunitária de Trânsito de Jacarepaguá promoveu a terceira reunião, neste dia 22 de março, para buscar soluções de trânsito no bairro, que piora a cada dia. A representatividade popular tem crescido visivelmente, ficando mais forte na medida em que participa das reuniões e reivindica providências.
Segundo informações da CET-RIO, o volume de tráfego na Estrada Grajaú-Jacarepaguá aumentou em 30% desde 2009. Diante deste e de outros dados apresentados na reunião, os participantes da comissão chegaram ao entendimento que a questão extrapola a solução pontual e que o planejamento viário e urbano do bairro precisa ser revisto pelo executivo, de modo a garantir a qualidade de vida local.
Além de alternativas viárias pontuais, a comunidade fez um acordo com os representantes da Comissão, para que esta solicite à Secretaria Municipal de Urbanismo a revisão do Plano de Estruturação Urbana. Este Plano tem motivado empreendedores a construírem nos bairros da Taquara, Tanque, Freguesia e Pechincha e, por consequência, gerado maior impacto no trânsito local, com repercussões em toda Jacarepaguá.
Os moradores também cobraram a maior participação no traçado da Transcarioca, cujo projeto será apresentado na próxima reunião, marcada para o dia 19 de abril.
O objetivo das reuniões mensais é criar um meio de interlocução entre a sociedade civil e o poder público, para resolução de conflitos. Esta ação tem sido vital para a melhoria da qualidade de vida no bairro.
No seu bairro, também existem canais de participação popular? Que tal criá-los? Entre em contato e informe-se.