Transporte – Audiência Pública de Orçamento 2013: CMRJ
Na última terça-feira, dia 23, na Câmara do Rio, fiz os seguintes questionamentos à Secretaria de Transportes acerca dos seguintes assuntos: plano municipal de transporte, conselho municipal de transporte, metrô e integração da rede pública de transporte, integração tarifária, VLT, Perimetral.
Veja a seguir as perguntas:
1. Por que o Governo do Rio ainda não instalou o Conselho Municipal de Transportes, conforme determina o art. 311 parágrafo 3 do Plano Diretor da Cidade?
2. Não tendo instalado o Conselho Municipal de Transporte, por que a Prefeitura ainda não elaborou o Plano Municipal de Transportes, conforme determina o art. 213, VII do Plano Diretor da Cidade?
3. Como a Prefeitura, sem Conselho e sem Plano Municipal aprovado, está construindo tantas vias estruturantes (Transcarioca, Transolímpica, Transoeste …), tudo sem qualquer transparência e discussão social para integração da rede de transporte público?
4. Por que a Prefeitura se omite nos questionamentos da sociedade carioca quanto às perguntas relativas não só à questão da proposta do Estado para o linhão 4, como também das outras integrações com outras linhas do Metrô, já que o Metrô se circunscreve tão somente ao Município do Rio de Janeiro?
5. Se a Prefeitura não se acha competente para decidir sobre transporte sobre trilhos, como e por que está propondo uma linha de VLT no centro da cidade. Quem decidiu sobre ela, sem plano e sem conselho?
6. Por que a Prefeitura ainda não assumiu o controle da Rodoviária da Cidade?
7. Quando a Prefeitura dará clareza sobre a integração tarifária do transporte público, sobretudo com o Metrô e trens?
O secretário Municipal de Transporte respondeu que o Plano para o transporte era o do Plano Estratégico! E que todos discutiram!
E você, sabia disso? Participou? Que tristeza…
Confira mais abaixo: