Um interessante projeto urbanístico nas antigas docas de Lisboa

O que se pode ver no Parque das Nações em Lisboa?

Em um passeio rápido pelo local, é visível que o espaço foi fruto de um projeto urbanístico, na área das antigas docas, à beira do Tejo. E por projeto urbanístico devemos entender que as edificações e os espaços foram implantados com traçados previamente concebidos.

No local, os índices de altura e aproveitamento não foram apenas lançados quase que aleatoriamente em uma planta, como no caso do chamado Porto “Maravilha”, no Rio de Janeiro.

Ali se percebe que tudo foi desenhado de forma planejada: os espaços, as formas, a distribuição dos usos, o paisagismo, as calçadas, as árvores, os bancos, os prédios de residência, de comércio ou serviços, e os prédios públicos, a exemplo das escolas.

O Parque das Nações foi projetado para a Expo 98 de Lisboa, um acontecimento internacional. Para a exposição foram construídos inicialmente os pavilhões internacionais e concebida a estação de trem do Oriente, como transporte público de acesso. Aliás, esta estação é projeto de Calatrava, cuja estrutura superior se vê repetido no Museu do Amanhã, no Rio.

Só que na cidade brasileira, o projeto parece menor, com mais destaque, porém menos prático. 

Na área encontra-se o Oceanário de Lisboa, de fama internacional, e que só ficou pronto em 2011. Ocupando uma área enorme, recebe milhares de visitantes diários, que fazem enormes filas em um largo pátio.  

Este merece uma matéria especial; mas registre-se desde já que sua concepção e manutenção é admirável – custosa, mas muito profissional.

Vale ver algumas fotos desta bonita área moderna da velha Lisboa.



Você pode gostar...

1 Resultado

  1. A área do projeto porto maravilha em nossa Cidade é um “bebezinho” em comparação ao projeto de Lisboa. Vamos dar tempo ao tempo, como dizem: quem viver vera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese