#Recomendo ver: sobre o fracasso da política policial de combate às drogas…
#Recomendo ver: sobre o fracasso da política policial de combate às drogas os seguintes documentários que circulam nos canais pagos de TV – Quebrando o Tabu – Drogas e NarcoAmérica (History2), e do já comentado Cortina de Fumaça (Curta).
Todos estes documentários revisitam a política policial de combate às drogas, iniciada em meados do século XX, e demonstram o quão dispendiosa e ineficaz ela é. Alguns pontos merecem destaque:
. Drogas, armas, tráfico e violência estão intimamente ligados.
. A forma policial de combate às drogas leva à criminalização da política; políticos vão para o crime, pelo volume de dinheiro este comércio tem (se valendo da ilegalidade de sua circulação); e os criminosos vão para a política, porque eles querem juntar o dinheiro ao poder (exemplo: Pablo Escobar, na Colômbia. E aqui?)
. Há depoimentos importantes sobre o completo fracasso da política policial de combate às drogas feitos por personagens insuspeitos; além do ex-presidente Fernando H. Cardoso, depoimentos do senador americano Jim Kolbe, da ex-presidente da Suíssa Ruth Dreifuss, da ex-primeira ministra da Noruega Gro Brunndtland, do ex-presidente da Colômbia César Gaviria (que teve familiares sequestrados e mortos), e de Bill Clinton, que afirma que os EUA é também responsável pelo tráfico no México, na medida em que mais de 2000 armas fabricadas e compradas legalmente no EUA cruzam, por dia, a fronteira dos EUA em direção ao México alimentando assim as redes de narcotraficantes