Transcarioca – Improvisação e falta de planejamento ?

Na noite de ontem, nosso Gabinete acompanhou a audiência pública realizada em Ramos, que contou com mais de cem moradores, e que teve como objetivo discutir a situação das obras da Transcarioca no bairro.

Segundo moradores, há alguns anos, a região vinha sendo comercialmente revitalizada e, assim, muitos lojistas estão apreensivos, pois além de não terem recebido nenhuma notificação, perigam perdem vários metros de suas propriedades em virtude das mudanças das obras municipais.

Inicialmente, ainda de acordo com os residentes da região, a Transcarioca não passaria por Ramos. Entretanto, mudanças no projeto inverteram essa situação, gerando protestos, inclusive com passeatas.

O único supermercado da região, após ter feito uma grande obra para melhorar seu atendimento, perderá seu estacionamento, além de outras lojas que estão ameaçadas de desaparecer.

Outra queixa é a de que a Prefeitura teria alterado o traçado da Transcarioca sem estudo de impacto ambiental específico para o novo trecho.

“Ninguém está querendo a Transcarioca, pois para irmos à Barra da Tijuca é muito mais rápido irmos até a esquina da Avenida Democráticos e pegarmos um ônibus pela Linha Amarela. Precisamos sim, é de linha de ônibus que vá pela Avenida Brasil, Avenida Rio Branco, pelo menos até a Praça XV”, relata uma moradora.

 
Outro, declarou: “A Prefeitura do Rio de Janeiro acabou de fazer a operação Asfalto Liso na Uranos e já vai destruir tudo? Exigimos respeito com o nosso dinheiro”, reclama.

Destacamos, abaixo, alguns pontos da audiência pública convocada pela Comissão Estadual de Controle Ambiental – CECA,  somados às nossas indagações:

– A Prefeitura abre a audiência usando um filme. Tudo fica bonito na telinha

– A Transcarioca só tem a licença provisória. É o único BRT financiado pelo Governo Federal

– A ideia apresentada pela Prefeitura é a integração com os outros meios de transporte para criar um sistema modal, mas não apresentou como.

– A Prefeitura afirmou que serão dois serviços de BRTs: um parador e outro expresso. Será que o turista no Galeão vai ter um serviço vip?

– A Prefeitura é vaiada quando começa a falar sobre as obras na Rua Uranos

– A Prefeitura apresentou uma foto animada que não equivale à realidade. Realidade ou ficção ?

– A Prefeitura alega que, com o BRT, diminuirá o número de linhas e de ônibus circulando. Mas como as pessoas irão chegar até a Transcarioca?

– A Prefeitura reconhece que só agora consultou o IBGE, para melhor projetar a Transcarioca. (?)

–  A Prefeitura argumentou que o BRT é melhor que o metrô. Como, então, Paris e NY podem preferir o metrô?

– Mais uma da Prefeitura: na região existem prédios históricos, mas como não são tombados podem ser desapropriados e demolidos (!)

– Outra da Prefeitura: no trecho 2 – Galeão – Penha , apenas 250 árvores (!) serão derrubadas. A alegação é de que são exóticas, a exemplo das mangueiras, com seus frutos e sombras (…)

– Morador pergunta: Qual a metragem da pista e quantos serão desapropriados? A Prefeitura responde que “depende”, “não sabemos”, “iremos medir”.

– Moradores afirmam que “a que a região da Leopoldina não quer ser o tapete de entrada do turista. Quer qualidade de vida, ambiente equilibrado e respeito”

– Outra afirmação dos moradores: “chega de gastar o dinheiro do povo”

– Os moradores questionam o motivo de o trajeto ter sido alterado, passando agora pela Avenida dos Campeõs, prejudicando cinco escolas e mais de 5 mil alunos (!)

-Durante audiência pública, um morador pergunta : “como é que a Prefeitura quer acabar com uma das poucas áreas verdes de Ramos ? “

– Resposta do mesmo morador: Será que é para aumentar o calor?…

– Lição de casa para a Prefeitura: parar de derrubar árvores e passar a plantar. Ramos agradece.

– Se o prefeito reconheceu que o Viaduto da Perimetral enfeia o Rio, por que em Ramos pode construir mais um ?

– Última vaia da noite: a Prefeitura fecha dizendo que esse novo projeto é o que gera menos impacto.

Isso, apesar de existirem outras propostas de moradores, que conhecem a região, e estariam dispostos a contribuir com alternativas sem grandes mudanças na região, evitando suprimir o que foi conquistado nos últimos meses. A população precisa ser ouvida.

Ela, melhor do que ninguém, conhece suas necessidades.

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6 Resultados

  1. wline disse:

    Observo que não há nem mesmo UMA RAZÃO para essa troca da Estrada do Engenho da Pedra para Rua Uranos.
    Nem mesmo UMA, viu? Podem tentar justificar sem hipocrisía e ficaram surpresos.
    Não apresentam o traçado porque é absurdo e inviavel para virar
    um projeto. Escondendo fica mais fácil não mostrar à todos
    o DETALHAMENTO. Fica restrito a comerciantes passíveis de
    "toma lá dá cá" e a população desconhecendo tudo.
    Lembra-se que sem definições pode tudo, viu? Se pode absurdo
    pode tudo.
    Olha que os orgãos competentes devem ligar sinal de ALERTA.
    A criatividade da enghenharía/arquitetura
    brasileira é muito boa
    mais nesse caso da Rua Uranos (Centro de Ramos) fica dificil.
    Outro abacaxi será o viaduto, consequente, à sêr lançado por cima da Av. Brasil.
    Taí, essa quero ver.
    Remover parte do Parque União? Ali não da para fazer uma
    "limpeza social e virar uma Miame" (1*) como na zona Oeste.
    Senhores e senhoras, aquele papo de "lojinhas por baixo e por cima
    do viaduto" na Rua Uranos é uma afronta a inteligencia carioca.
    (vejam os vídeos publicados aquí)
    Centros culturais em prédios antigos da área não pode sêr moeda de troca.
    Acho que vale a pena a todos participarem. O Bloco 2
    é a continuação
    final do BRT/Transcarioca. Este forum é o mais importante
    no exito do projeto por completo.

  2. wline disse:

    Observo que não há nem mesmo UMA RAZÃO para essa troca
    da Estrada do Engenho da Pedra para Rua Uranos.
    Nem mesmo UMA, viu? Podem tentar justificar sem hipocrisía
    e ficaram surpresos.

    Não apresentam o traçado porque é absurdo e inviavel para virar
    um projeto. Escondendo fica mais fácil não mostrar à todos
    o DETALHAMENTO. Fica restrito a comerciantes passíveis de
    "toma lá dá cá" e a população desconhecendo tudo.
    Lembra-se que sem definições pode tudo, viu? Se pode absurdo pode tudo.
    Olha que os orgãos competentes devem ligar sinal de ALERTA.
    A criatividade da enghenharía/arquitetura brasileira é muito boa
    mais nesse caso da Rua Uranos (Centro de Ramos) fica dificil.
    Outro abacaxi será o viaduto, consequente, à sêr lançado por cima da Av. Brasil.
    Taí, essa quero ver.
    Remover parte do Parque União? Ali não da para fazer uma
    "limpeza social e virar uma Miame" (1*) como na zona Oeste.
    Senhores e senhoras, aquele papo de "lojinhas por baixo e por cima
    do viaduto" na Rua Uranos é uma afronta a inteligencia carioca.
    (vejam os vídeos publicados aquí)
    Centros culturais em prédios antigos da área não pode sêr moeda de troca.

    Acho que vale a pena a todos participarem. O Bloco 2 é a continuação
    final do BRT/Transcarioca. Este forum é o mais importante
    no exito do projeto por completo.

  3. Fernando Ribeiro disse:

    Ilma. Dra Vereadora, esse absurdo que é a Transcarioca está para ser repetido na Transolímpica, e pior ainda, com um pedágio! Tudo somente para transporte dos atletas e delegações durante os 15 dias das Olim'piadas' e Paraolim'piadas'. Infelizmente, muitos interesses políticos-financeiros estão em jogo, e a população local estará sofrendo com isto, além do que serão 1,6 Bi de reais gastos enquanto se morre na fila dos hospitais… Eu queria saber o que o turista que precisar de cuidados médicos durante a copa e Olimpíadas vai fazer, pois nem para a população há atendimento… Por favor, seja nossa voz na CMRJ!!!!

  4. Sonia Rabello disse:

    Miriam.
    Obrigada pela sua observação.

  5. O pequeno comerciante da região emprega moradores até para diminuir os custos de vale transporte. Fechando o seu comércio, quantas pessoas ficarão desempregadas, muitas delas com idade avançada, o que inviabiliza sua absorção pelo mercado?

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