A Memória Arquivística e Bibliográfica Brasileira e o Programa WoMBrasil
Um programa da UNESCO, chamado Memória do Mundo (WoMBrasil – World Memory) vem sendo implantado no Brasil desde 2004, sendo que, em 2007, começou, efetivamente, a funcionar.
Este programa tem como objetivo identificar, proteger, registrar e difundir acervos bibliográficos e arquivísticos brasileiros com significativa importância para a memória brasileira, latinoamericana e internacional.
O programa WoMBrasil é desenvolvido por um Comitê Nacional, com o apoio do Ministério da Cultura, do qual tive a honra de ser convidada a integrar e, agora, faço parte. Daí que, ora em diante, este blog será também um instrumento difusor deste incrível e lindo trabalho de preservação da memória nacional, retratado pelos acervos bibliográficos e arquivísticos.
O Comitê WoMBrasil tem como função, dentre outras, votar pela nominação de acervos bibliográficos e arquivísticos nacionais que merecem o reconhecimento e a chancela da UNESCO pela sua importância como patrimônio cultural brasileiro. Trata-se, portanto, do mesmo reconhecimento, a nível nacional, que tem o tido o patrimônio cultural material, imaterial e natural, que também têm recebido esta chancela internacional.
O trabalho do programa WoMBrasil merece ser conhecido por todos, e muito difundido, pois é em nossos acervos bibliográficos e arquivísticos que está escrita e registrada a nossa história e, portanto, a memória do país.
O que é absolutamente fantástico, e o que nos faz ressurgir a esperança nesse período de sombria desilusão social é que apesar do apoio público quase inexistente às instituições que preservam estes acervos, o trabalho de centenas de profissionais, técnicos e voluntários continua. E a eles devemos o a disponibilização desta riqueza nacional!
Conheçam os acervos nominados, em 2017, pelo programa WoMBrasil/UNESCO.