Favelas: custos da regularização
Pacificação nas favelas e, com esta, a chegada da cobrança de serviços públicos como luz e água. Poderá ser este um fator de deslocamento habitacional e territorial desta população mais pobre, pressionada pela especulação imobiliária, sobretudo nas áreas mais valorizadas ?
O Blog da RioOnWatch faz um interessante registro sobre o custo adicional trazido com restituição das comunidades com as Unidades de Polícia Pacificadora. Embora a pacificação se imponha,… sabemos que antes delas os que lá moravam estavam “livres” do pagamento de serviços públicos, uma vez que as concessionárias destes serviços não entravam nestas regiões.
Com a pacificação, a medição destes serviços passou a ser feita e, consequentemente, vieram as contas. E os serviços são caros!
Então, o outro lado da moeda da “regularização” aparece com custos econômicos para esta população. Haverá expulsão branca com o tempo?
Como disse a sua xará, é o correto e vale lembrar que o pessoal mais humilde tem as tarifas sociais, com preços reduzidos. Engraçado, que certos políticos de oposição criticam as benesses das “bolsas” dadas pelos governos.
Quando são governo, agem da mesma forma, é muita hipocrisia… Se é o preço para a consolidação da pacificação, quem venha logo.
Mas é o correto todos tem a obrigação de pagar pelo uso dos serviços usados, chega de gatos na iluminação que no final nós é que pagamos as contas, você não acha que tem ser os direitos de todos os cidadãos iguais