Dois Franciscos: hospitais homônimos, sortes diferentes
Fiquei animada. Iria o nosso Hospital São Francisco de Assis, sobre o qual tanto temos publicado, receber a visita do Papa?
Aquele hospital-escola federal, localizado no coração do Rio, na Avenida Presidente Vargas, com suas estruturas físicas caindo aos pedaços, mas cujos serviços médicos básicos e especializados resistem e lutam bravamente por se manter?
Com uma visita papal, talvez, reverteria-se a má sorte daquela nossa unidade de saúde e educação junto às autoridades públicas. Mas, a nossa esperança durou pouco.
O Hospital São Francisco visitado pelo Papa era outro; o seu homônimo na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, e que está tinindo de novo.
O nosso, pertencente à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tombado pelo Iphan como patrimônio cultural, e vizinho pobre da rica Prefeitura, que lhe tomou parte do terreno para ceder ao Tribunal Regional Eleitoral para uma obra milionária, continuará em sua peregrinação pela sobrevivência.
Há São Franciscos e São Francisco … homônimos, mas diversos em sua sorte.
Confira mais sobre o Hesfa, do Centro da Cidade:
“Hospital São Francisco de Assis ou Crônica de um descaso”
“Entrevista exclusiva com a vice-diretora do Hesfa”
“A agonia de um paciente quase terminal”
Por que a UFRJ, seus professores, e nós não iniciamos uma campanha para restaurar o hospital?? Há anos vejo o descaso dos dirigentes e a deterioração do hospital. Não seria o caso de pedirmos providências aos órgãos públicos?
É lamentável o que ocorre com o Hospital São Francisco, mas, justamente, pela situação em que ele se encontra, seria vergonhoso mostrá-lo ao Papa e, assim, mostrá-lo ao mundo pois essa situação correria todos os países através da imprensa. Mas, pergunto: Não teria alguém ou algum órgão que pudesse recorrer à Justiça pedindo que os Governos fizessem a reforma necessária? A própria Assembleia Legislativa não deveria impor a devida reforma?
Cara Dinah: muitos esforços foram feitos. Só o Ministério Público Federal poderia processar o governo federal por omissão. Abraço, SR
Petição: Secretaria Nacional dos Povos Indígenas.
No futuro os seus netos for pesquisar no GOOGLE. Eles vão lhes perguntar: – Oh! vovô, por que você não deu conta desse extermínio lento dos índios? E sua consciência vai sentir gosto amargo em saber que os índios por mais 500 anos sofreu injustiça, violência e opressão e outras brutalidades. O Brasil de hoje, se transformou num exemplo de democracia para a América Latina. Mas, persiste esta chaga concreta que nos denigrem como Nação Desenvolvida. Portanto, uma criação de uma Secretaria Nacional dos Povos Indígenas. http://www.avaaz.org/po/petition/Secretaria_Nacional_dos_Povos_Indigenas/?fgsJddb&pv