Pela manutenção do Autódromo de Jacarepaguá
O grupo “SOS Autódromo de Jacarepaguá” realizou, no fim da manhã de hoje, uma manifestação em frente ao Fórum, no Centro do Rio, em apoio ao Ministério Público quanto à manutenção do Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da Cidade.
A Prefeitura planeja transferir o Autódromo (pronto) de Jacarepaguá para o bairro de Deodoro, em uma área de Mata Atlântica. (Leia mais)
Os manifestantes argumentaram que, para a construção do novo autódromo, o gasto seria entre cinco a seis vezes maior do que a reforma do atual.
O presidente da Associação de Pilotos e Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro, Anderson Mesquita, destacou os custos do novo projeto.
“A construção do autódromo em Deodoro custará cerca de R$ 400 milhões, enquanto na reforma do de Jacarepaguá a Prefeitura investiria R$ 50 milhões. Temos que apoiar o Ministério Público na sua ação contra essa demolição criminosa”, explicou.
Presente à manifestação, André Buriti, um dos organizadores do movimento, destacou a falta de infraestrutura na localização escolhida para o novo autódromo.
Segundo ele, os eventos de automobilismo e o motociclismo exigem uma rede hoteleira, facilidade de locomoção e agilidade para remoção de motoristas acidentados.
“O que queremos é que o Ministério Público aceite nosso pedido de revisão da proposta de transferência do autódromo. Ainda dá tempo para reverter”, disse.
Autódromo de Deodoro – A retirada do Autódromo do Rio da área pública original da Barra/Jacarepaguá foi uma decisão do governo para destiná-la ao chamado Parque Olímpico, que, ao fim e ao cabo, ocupará apenas 30% dela, sendo que os 70% restantes serão destinados ao mercado imobiliário.
Em Deodoro, a área destinada ao autódromo fica em um terreno utilizado no treinamento de selva dos militares, inclusive com a presença de minas terrestres que, recentemente, mataram um soldado.
O terreno tem bioma de mata atlântica e toda a fauna e flora do local ficaria ameaçada com a mudança.
Esta área da cidade é parte da história do automobilismo de competição brasileiro. Penso que faz todo o sentido a preservação dessa atividade neste local, com a preservação e recuperação condígna de suas instalações físicas.
A Prefeitura quer destruir um pedaço da história do automobilismo carioca. No Autódromo de Jacarepaguá já correram Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna e tantos outros campeões mundiais. Demolir o Autódromo é um crime irreparável !!! Vamos resistir !!!
OBRIGADO VEREADORA PELO APOIO E CONTAMOS COM O SEU EMPENHO NO COMBATE À CORRUPÇÃO QUE DENIGRE E ASSOLA A IMAGEM DE NOSSA POLÍTICA, POIS O POVO NÃO AGUENTA MAIS ,DESVIO DE VERBAS, DESFAZER PARA FAZER EM OUTRO LUGAR ISSO ESTÁ NA CARA TEM DESVIO DE VERBAS PÚBLICAS AÍ TAMBÉM.PRECISAMOS DE GENTE COMO A SENHORA NO PODER PARA SE NÃO ERRADICAR ESSE CÂNCER PELO MENOS CONTROLÁ-LO.
A prefeitura do Rio está cometendo um grave erro ao subestimar o povo carioca. Todos estão vendo que o que se quer verdadeiramente é desviar verbas públicas e favorecer a máfia das empreiteiras. O Autódromo de Jacarepaguá é uma praça esportiva do Rio de Janeiro que gera milhares de empregos, renda e turismo para nossa cidade, além de ser patrimônio do esporte motor brasileiro.
Prezada Veradora,
Obrigado pelo seu interesse em nossa causa.