Preservando a Praça Nossa Senhora da Paz
A vereadora Sonia Rabello votou contra o veto do Prefeito para o projeto de lei que tombava a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.
O projeto de lei, vetado pelo prefeito, protege a praça de Ipanema de ser mais uma estação do metrô proposta pelo Estado.
A vereadora ainda lembrou que, apesar da praça não ter sido tombada, o Executivo municipal deve repensar a estação na praça em cumprimento ao Art. 235 da Lei Orgânica.
O artigo diz que “as áreas verdes, praças, parques, jardins e unidades de conservação são patrimônio público inalienável, sendo proibida sua concessão ou cessão, bem como qualquer atividade ou empreendimento público ou privado que danifique ou altere suas características originais”.
Segundo a vereadora Sonia Rabello, serão arrancadas 113 árvores para construir essa estação. ” É motivo suficiente para uma reação imediata, como essa tentativa de tombamento. São 26 associações de moradores dos bairros atingidos pelo trajeto, que não querem a obra. Nós queremos o metrô para a sociedade, e os donos das concessões do metrô não querem ouvir a população”, declarou.
Confira o discurso, na íntegra, aqui.