#Recomendo: Porto do Rio e áreas de Preservação no Rio: passado e futuro
No último 27 de julho, a Casa Museu Eva Kablin promoveu, no âmbito do Congresso da UIA 2021 (União Internacional dos Arquitetos), uma mesa redonda com o tema “Rio, Reinvenção da Paisagem”, da qual tive a honra de participar falando sobre o tema “Área Portuária e Movimentos de Proteção”.
Participaram também da mesa os arquitetos André Zambelli e Roberto Anderson, que fizeram um interessante retrospecto sobre a história da proteção de áreas culturais na Cidade – as APACs. Um excelente resumo desta difícil trajetória, de muitas décadas, e que pode estar ameaçada pela desestruturação dos órgãos de preservação cultural nos três níveis: União, Estado e Município.
Minha participação procurou enfatizar os 83 anos de ações de preservação na área portuária do Rio para manter a escala de sua paisagem, e que reputo ameaçada gravemente pela escala do projeto chamado de Porto “Maravilha”; escala esta totalmente incompatível com a paisagem cultural daquela área que é o coração – junto com a orla do Patrimônio Mundial – da Cidade do Rio de Janeiro.
Vejam o vídeo: