Rio 40º e o caos do transporte público
As altas temperaturas anunciam como será o verão no Rio de Janeiro. E o transporte público já tratou de “derreter” os seus milhares de usuários diários.
Nesta semana, com a sensação térmica de quase 50º C, os cariocas tiveram que lidar não somente com o calor, mais também com o mal funcionamento de vários modais.
Alguns ônibus do BRT pararam por superaquecimento. E olha que entraram em circulação, relativamente, há pouco tempo…
Já os demais coletivos, em sua maioria, sem climatização, são verdadeiras provas de fogo no ir e vir do cidadão. Se a viagem abafada e superlotada já é ruim por si só, somada aos longos trechos de “imobilidade” urbana, tornam-se uma peregrinação árdua e cruel. Aliás, ar-condicionado não é luxo, é questão de saúde.
Processo “mais lento”
Em tempo, só 18% da frota de ônibus da cidade têm ar-condicionado. Em nota, a RioÔnibus (associação das empresas) informou que há expectativa de renovação por veículos com ar até 2016, mas ressaltou que a mudança ocorre gradativamente e que a redução da tarifa tornou o processo “mais lento”.
Era mais do que certo que a culpa recairia sobre os R$ 0,20 não concedidos no aumento da passagem, não é ? Mas, e nos outros anos nos quais sempre se reajustou o valor das tarifas ?
As estufas da Linha 2, das barcas e dos trens – E não para por aí. A Linha 2 do metrô entrou no ritmo do “fervor” e vários trens, nesta semana, circularam sem refrigeração. Foi preciso muito água, toalha de rosto e o que houvesse por perto para se abanar diante da sensação térmica de 52°C no interior dos vagões ! Aliás, o desconforto diário é uma reclamação constante dos passageiros.
Já nas barcas de Niterói para o Rio, o calor dentro das embarcações da Linha Praça 15-Arariboia também foi intenso.
A empresa responsável informou que a primeira barca desta linha com ar só deve chegar no segundo semestre de 2014 e que a prioridade é climatizar as estações.
Para fechar o “pacote” nos trens, além do calor nas composições sem ar, existe os habituais atrasos devido a panes. A SuperVia prevê que só terá 100% da frota refrigerada em 2016.
Por enquanto, só promessas e muito suor. E se agora está assim, imaginem no verão. Ou melhor, imaginem na Copa …